
Doze custodiados da Unidade Prisional do Puraquequara (UPP) atuam nos trabalhos de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) que fica localizada dentro do estabelecimento prisional.
As obras estão em curso desde o final de dezembro e são coordenadas pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e pela empresa cogestora da UPP, RH Multi.
A ampliação da UBS tem como objetivo principal proporcionar um aumento de até 100% nos atendimentos médicos voltados à saúde dos internos da unidade. Com a reforma, a nova UBS passará a contar com mais salas para consultas médicas, atendimentos de enfermagem, vacinações, coletas de sangue e ainda terá seis leitos disponíveis, atendendo assim a todos os padrões de saúde que são exigidos.

Os internos fazem parte do programa de ressocialização “Trabalhando a Liberdade” e contam com o apoio de uma equipe técnica e de colaboradores da RH Multi, desenvolvendo os serviços de alvenaria, elétrica, hidráulica, esgoto, pintura, refrigeração, manutenção nos telhados e soldagens. A previsão é de que a nova estrutura seja entregue até o final de fevereiro.
Para o interno José (nome fictício), a nova UBS trará como principal benefício o melhor atendimento por parte da equipe de saúde da unidade. “Acredito que, com essa reforma, nós internos da UPP teremos um melhor atendimento médico, mais amplo e acessível. É muito bom estar trabalhando nessa reestruturação da ala médica e saber que estou contribuindo para que haja uma melhoria a mais na saúde prisional”, disse.
Remição pelo trabalho – De acordo com a Lei de Execução Penal (LEP), nº 7.210, os internos que participam de trabalhos como este da reforma na UBS garantem a diminuição na sua pena, sendo menos um dia a cumprir por cada três dias de trabalho realizado.