
Inicia nova etapa de construção da rede de distribuição de gás natural (RDGN), como parte do plano de expansão da rede da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás).
Essa frente de obra começa na rua Desembargador César Rego, localizada no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste de Manaus.
No trecho, serão realizadas aberturas, denominadas janelas, para a passagem dos tubos que formarão a rede subterrânea, por onde haverá a movimentação do gás natural futuramente. É essa infraestrutura que permite o fornecimento contínuo do combustível para as unidades consumidoras (UC´s).
Durante o período da obra, serão realizadas escavações controladas, chamadas de “janelas”, para instalação dos tubos que irão compor a rede subterrânea. Essa estrutura permitirá o fornecimento contínuo de gás natural para os consumidores da área.
As atividades ocorrem durante o dia e exigem interdição parcial da via. Para garantir a segurança viária, agentes de trânsito do IMMU estarão no local orientando condutores e moradores, assegurando o fluxo seguro e reduzindo impactos à mobilidade urbana.

Após a conclusão nesta via, as frentes de trabalho seguirão para as ruas Desembargador Anísio Jobim, Gisele, Quixito, Estrada UTM-2 e as avenidas Cosme Ferreira, Autaz Mirim, Solimões e Guaruba. A definição do método de instalação, seja por janelas ou valas abertas, é feita com base em estudos técnicos e normas de engenharia.
A Prefeitura de Manaus reforça seu compromisso com o planejamento urbano e a parceria com projetos que promovem melhorias estruturais e sustentáveis para a cidade.
Após o trabalho na rua Desembargador César Rego, as obras avançam para as ruas Desembargador Anísio Jobim, Gisele e Quixito, Estrada UTM-2 e avenidas Cosme Ferreira, Autaz Mirim, Solimões e Guaruba.
Em outros trechos a disposição dos tubos deverá ser feita após a abertura de valas no solo. A decisão pela escolha do método construtivo a ser adotado em cada trecho é baseada em estudos especializados e seguem normas técnicas.


