Dados do Porto de Manaus mostram que nos primeiros 11 dias de maio, o rio registrou uma subida 48 centímetros

O Rio Negro atingiu a cota de inundação em Manaus. Nesta sexta-feira (12), o nível chegou 27,58 metros. Falta menos de 1 metro para o rio atingir a previsão de cheia, que para 2023 é de 28,51 metros.
Na quinta-feira (11), o nível atingiu 27,54 metros. Hoje o nível subiu mais 4 centímetros, chegando aos 27,58 metros.
O Negro está a 1,42 metro de atingir a cota de inundação severa, que é de 29 metros, ou seja, o nível que causa inundações no Centro de Manaus.
Monitoramento
Apenas em janeiro, o Rio Negro apresentou uma cheia de 2,38 metros, enquanto no mês seguinte foi registrado mais 2,40 metros de vazante.
A partir dos meses seguintes houve uma redução nos números da cheia do rio, que em março foi de 1,82 metros e em abril de 1,11. Até o momento não houve qualquer sinal de vazante.
De acordo com o Porto de Manaus, o nível do Rio Negro deve continuar subindo até o mês de junho, mas a previsão é que ele não ultrapasse as históricas marcas de anos anteriores.
Entenda
Todos os anos, Manaus enfrenta dois fenômenos: a vazante e a cheia, quando ocorrem as inundações. Dependendo do nível dos rios na região, esses fenômenos podem ser menos ou mais severos.
Em Manaus, as seca e as cheias são analisadas sob a perspectiva do Rio Negro, rio que banha a cidade.