Portal Você Online

Ipaam conclui Mutirão de Regularização Ambiental em Parintins

Atendimento beneficiou produtores de Parintins, Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Nhamundá

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) concluiu neste sábado (22/02) o Mutirão de Retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em Parintins – 369 km de Manaus. A ação começou no nício no dia 17 de fevereiro, somou mais de 1 mil atendimentos e representou um marco para a regularização ambiental na região do Baixo Amazonas. 

Durante a semana de atividades, o mutirão atendeu 719 pessoas e processou 727 inscrições no Cadastro Ambiental Rural. Além disso, mais de 400 produtores se inscreveram no Projeto Floresta+ Conservação, braço do Projeto Floresta+ Amazônia, que visa incentivar a preservação ambiental e promover a sustentabilidade por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). A conferência das inscrições via sistema do projeto será realizada nesta segunda-feira (24).
 
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, informou que a logística foi um dos maiores desafios enfrentados durante o mutirão. “A necessidade de levar os serviços de regularização para áreas rurais distantes exigiu esforços significativos. No entanto, com o apoio de diversos parceiros, a equipe do Ipaam conseguiu superar as dificuldades e atender produtores nas comunidades mais isoladas”, disse o gestor.
 
Picanço destacou que a operação reafirma a importância das ações de regularização ambiental para o desenvolvimento sustentável da região. “Estamos trabalhando para garantir que os pequenos produtores possam regularizar suas propriedades e, assim, continuar suas atividades de forma legal e responsável. A parceria com diferentes instituições tem sido fundamental para o sucesso dessa ação”, afirmou.
 
Parcerias estratégicas
 
O Mutirão de Retificação do CAR foi realizado em colaboração com diversas instituições, incluindo o Ministério do Meio Abiente, o PNUD, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Prefeitura de Parintins e a Secretaria de Produção Rural deste município. As parcerias permitiram a realização simultânea de atendimentos tanto na sede do município quanto em comunidades rurais, por meio de unidades itinerantes.
 
O coordenador do Núcleo de Planejamento Estratégico (NPE) do Ipaam, Sheron Vitorino, destacou a importância das parcerias para a ampliação das políticas ambientais na região. “Manter iniciativas como essa é fundamental para ampliar o alcance das políticas ambientais e fortalecer o compromisso com a preservação dos recursos naturais, assegurando benefícios tanto para as comunidades locais quanto para o meio ambiente”, afirmou.
 
Acesso facilitado
 
Uma das principais inovações do mutirão foi a utilização de unidades móveis, que se deslocaram para as comunidades mais afastadas, como as do Projeto de Assentamento Vila Amazônia. As equipes, compostas por técnicos do Ipaam, Incra, PNUD, da organização alemã GIZ e outras entidades, prestaram atendimento nas localidades de São Antônio de Tracajá, Boa Esperança do Zé Açu e Nossa Senhora de Fátima do Açaí. A ação itinerante foi um grande sucesso, garantindo o acesso direto à regularização para os agricultores mais distantes.
 
Além disso, as administrações municipais de Barreirinha, Boa Vista do Ramos e Nhamundá disponibilizaram internet nas prefeituras, facilitando o atendimento remoto. Dessa forma, os produtores puderam se conectar aos técnicos do Ipaam e realizar os procedimentos por meio de vídeo, chat ou mensagem.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *