Portal Você Online

Ipaam intensifica fiscalizações ambientais na Região Metropolitana de Manaus

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) vai intensificar a fiscalização em áreas da Região Metropolitana de Manaus para combater queimadas e o desmatamento ilegal. As ações integram o Plano de Ação de Regularização Ambiental e Combate aos Efeitos das Mudanças Climáticas de 2025, elaborado pelo Núcleo de Planejamento Estratégico (NPE), e têm como objetivo coibir ilícitos ambientais e reforçar a presença institucional do órgão.

De acordo com o planejamento, as operações de fiscalização terão como base dados de monitoramento remoto, denúncias da população e análises do Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP), que acompanha em tempo real os alertas de desmatamento e focos de calor em todo o Amazonas.

Entre as infrações-alvo estão a supressão de vegetação sem licença, a extração e transporte ilegal de madeira, a produção clandestina de carvão vegetal, o uso do fogo para renovação de pastagens e loteamentos irregulares.

Segundo o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, a intensificação das operações responde a um compromisso do Estado com a proteção da floresta e da população amazonense.

“Estamos fortalecendo nossa atuação para dar respostas rápidas e efetivas aos crimes ambientais. O Plano de Ação 2025 foi estruturado para assegurar a presença contínua do Ipaam, ampliando a fiscalização, mas também promovendo educação ambiental e apoio à regularização. O combate ao desmatamento e às queimadas é essencial para proteger nossos recursos naturais e assegurar qualidade de vida para a sociedade”, destacou Picanço.

O responsável pela Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa) do Ipaam, Marcelo Barroncas, reforçou que a estrutura das operações foi ampliada para aumentar a efetividade em campo.

Além das fiscalizações, o plano prevê mutirões de regularização ambiental em 28 municípios, campanhas ativas para empreendimentos informais. Com essas medidas, o Ipaam reforça sua estratégia de aliar fiscalização rigorosa com ações educativas e de indução à legalidade.

Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas pelo WhatsApp da Gerência de Fiscalização Ambiental do Ipaam, no número (92) 98557-9454, ou diretamente ao Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, pelo 193.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *