Portal Você Online

Ipem-AM atuará como articulador na execução do ProdIQ no Amazonas

Órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) irá desempenhar no estado o papel de articulador na execução do Programa Regional de Desenvolvimento da Infraestrutura da Qualidade (ProdIQ), lançado durante o Seminário Internacional “A Qualidade e as Práticas de Sustentabilidade”, nesta semana.

Desenvolvido pelo Inmetro, o objetivo do ProdIQ é fomentar a acreditação de laboratórios e a formação de profissionais nas áreas de metrologia e qualidade nas regiões Norte e Nordeste do país.

Representando o governador do Estado, Wilson Lima, o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, participou do evento e destacou a importância do papel do instituto no desenvolvimento do programa.

“O programa do Inmetro irá quebrar uma barreira existente entre as regiões norte, nordeste, sul e sudeste do Brasil em relação à acreditação. O Amazonas é detentor de um dos maiores polos industriais da América Latina e temos de enviar produtos fabricados aqui para serem certificados no sul”. disse.

No lançamento do ProdIQ, um acordo de cooperação foi assinado com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Estadual Piauí (Uespi) para possibilitar o acesso das universidades à infraestrutura laboratorial, aos recursos humanos e às iniciativas acadêmicas do Inmetro.

De acordo com o presidente do Inmetro, Márcio André Brito, atualmente, apenas 9% dos laboratórios acreditados pelo órgão federal estão nas regiões Norte e Nordeste. “Queremos mudar esse quadro, para levar a infraestrutura da qualidade a todo o país, contribuindo para um ciclo virtuoso de desenvolvimento”, ressaltou.

Seminário


Promovido pela Associação Brasileira de Acreditação (Abrac) em parceria com o Inmetro, o seminário Internacional “A Qualidade e as Práticas de Sustentabilidade” reuniu representantes de 22 países da América em Manaus.

O evento integra a agenda da 31ª Reunião da Assembleia Geral da Cooperação Interamericana de Acreditação (IAAC), uma associação regional de 61 organismos de acreditação e organizações de avaliação da conformidade das Américas.

No evento foram discutidos como o setor da infraestrutura da qualidade pode contribuir na busca por um futuro mais equitativo e ambientalmente responsável.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *