Portal Você Online

Israel acha túnel do Hamas que dá para passar carro

O Exército de Israel informou ter encontrado o maior túnel construído pelo Hamas dentro da Faixa de Gaza, que dá para passar um carro. O caminho faria parte de uma passagem subterrânea, com uma rede ramificada e que tem mais de 4km. Além disso, estava a apenas 400 metros da passagem fronteira de Erez, em território israelense.

De acordo com testemunhas, entre elas um fotógrafo da agência de notícias AFP, é possível circular pelo túnel com um veículo pequeno.

Segundo os militares, uma construção do tipo pode ter custado milhões de dólares e anos de trabalho. Isso porque tem sistemas de drenagem, esgoto, ventilação, eletricidade e comunicação. E conta até mesmo com trilhos, supostamente usados para carregar a terra até a área externa, cuja entrada tem um cilindro metálico na borda com 1,5cm de espessura.

O piso não é tão elaborado, feito de terra batida, mas todas as paredes foram erguidas com concreto armado. O Exército mostrou filmagens, supostamente feitas pelo Hamas, em que um veículo de construção passa pelo túnel.

Os militares também disseram ter encontrado muitas armas no local. As autoridades afirmaram que o projeto é de Mohamed Yahya, irmão do chefe do Hamas, Yahya Sinwar.

O tenente-coronel Richard Hecht, porta-voz do exército, contou que o túnel estava a poucos metros da passagem exatamente para facilitar a entrada ilegal no país. “Para o Hamas, atacar o povo de Israel continua a ter prioridade sobre apoiar o povo de Gaza”, acusou.

Militares e forças de inteligência apontam que o sistema de túneis veio a partir de 2007, depois que o país e o Egito iniciaram o bloqueio do Hamas. Hoje em dia, esse labirinto recebeu o apelido de “metrô de Gaza” e é usado para receber mercadoria, armas e pessoas de outros países.

Desde o início do último confronto, em 7 de outubro, os militares dizem ter descoberto mais de 800 túneis e destruído perto de 500. Além disso, consideram inundar todos eles com água do mar Mediterrâneo.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *