
Com investimento inicial de US$ 500 milhões, a Itapemirim Transportes Aéreos pretende gerar quatro mil empregos diretos até o final deste ano com o início das operações em oito cidades brasileiras: Belo Horizonte-Confins (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Rio de Janeiro-Galeão (RJ), Salvador (BA) e São Paulo-Guarulhos (SP).
O voo inaugural está programado para 29 de junho. Sidnei Piva, presidente do Grupo Itapemirim, conta que o planejamento para a criação da ITA começou em 2019, quando ele participou de uma rodada de negócios nos Emirados Árabes.
Até final de 2024 ou no máximo no início de 2025, o grupo planeja uma oferta pública de ações (IPO) na bolsa de valores brasileira (B3).
“Os principais financiadores são os fundos de investimentos árabes, responsáveis pelo aporte inicial de US$ 500 milhões. Mas já fomos procurados por outros investidoes brasileiros, chineses e americanos”, reforça Piva.
Segundo ele, a ITA foi aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em tempo recorde, pela qualificação da mão de obra e qualidade dos equipamentos.
A pandemia, diz o presidente, atrasou o lançamento. Por outro lado, deu mais tempo para a compra de aeronaves mais robustas, como Airbus A320 customizados e reconfigurados para 162 assentos e mais espaço individual para todos os passageiros. Ainda não há voos para os aeroportos Santos Dumont (RJ) e Congonhas (SP).
Mas nesses locais, os passageiros terão tratamento diferenciado, com horários sintonizados com os ônibus da companhia (de Galeão ou Guarulhos), com transporte sem custo. “Vamos fazer com que o cliente se sinta na extensão da sua casa”, promete.
“A empresa é a única lançada nesse período de pandemia. Entra com vigor, arrojada, com os olhos no futuro”, reforça Piva.
Ele aposta que, até o final de julho, com o avanço da vacinação, a economia vai reagir, o real vai se valorizar frente ao dólar e o “Brasil vai entrar nos trilhos”. A empresa já contratou 500 funcionários. Em julho, serão mais mil. E em agosto, 2,5 mil, totalizando 4 mil até o fim de 2021.
Beneficente
O Grupo Itapemirim atua no setor de transporte rodoviário e metroferroviário – desde o fornecimento de trilhos, energia, sinalização e controle, até a oferta de bilhetagem, componentes para vagões e soluções completas na fabricação, instalação, operação e gerenciamento de ferrovias, como os modernos Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
A Itapemirim Transportes Aéreos (ITA), companhia aérea do Grupo Itapemirim, abrirá a venda de passagens aéreas na próxima sexta-feira (21).
O voo inaugural da companhia está agendado para o dia 29 de junho de 2021, com renda revertida para instituições beneficentes, e o início dos voos comerciais será no dia seguinte, 30 de junho. As passagens poderão ser compradas no site www.voeita.com.br e agências de viagens.
A partir de 1º de agosto, as capitais Recife (PE), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Vitória (ES) e Natal (RN) serão somadas à malha da ITA. Até junho de 2022, a companhia pretende ampliar a cobertura e chegar a 35 destinos no Brasil. Os passageiros terão entre 79 cm e 107 cm de espaço, dependendo da localização do assento na aeronave.