
Uma comitiva de parlamentares e representantes de órgãos federais desembarcou no município amazonense de Atalaia do Norte, a 1.136 km de Manaus, nesta quinta-feira (30), para se reunir com lideranças índígenas da reserva do Vale do Javari. A visita acontece no mesmo dia em que a Polícia Federal realiza uma reconstituição das mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, ocorrida em 5 de junho último.
Um dos suspeitos de participação nas mortes, Jeferson da Silva Lima, o “Pelado da Dinha”, foi levado novamente para o local do crime pelos federais.
De acordo com o delegado Domingos Sávio Pinzon, da Polícia Federal, que conduz os trabalhos, todos os autores que já confessaram o crime serão levados até os locais onde os fatos ocorreram.
Encontro

A zona rural do município, especialmente na reserva indígena e comunidades ribeirinhas próximas são vítimas de invasões de pescadores, garinpeiros e traficantes de drogas.
Participam da visita os deputados federais Zé Ricardo (PT), Joênia Wapichana (Rede), Vivi Reis (PSOL), Rodrigo Agostinho (PSB), Erica Kokay (PT) e João Daniel (PT). Além dos senadores Eduardo Veloso (União), Leila do Volei (PDT), Fabiano Contarato (PT) e Randolfe Rodrigues (Rede).
Guilherme Martins, servidor da Fundação Nacional do Índio (Funai), representante da família de Bruno Araújo, também faz parte do grupo.
Além realizar audiência com os indígenas, a comitiva deverá se reunir com os agentes de segurança e órgãos de fiscalização que atuam no local. Um relatório deverá ser produzido e encaminhado a órgãos como o Ministério Público.


