Portal Você Online

João Fonseca é campeão do Next Gen ATP Finals

João Fonseca em ação no Next Gen Finals — Foto: Photo by Francois Nel/Getty Images

João Fonseca é o nome da próxima geração do tênis mundial. Aos 18 anos, o brasileiro conquistou neste domingo (22) o título do Next Gen ATP Finals ao vencer de virada o americano Learnen Tien, de 19 anos e 122º do mundo. A vitória de Fonseca foi por 3 sets a 1, parciais de 2/4, 4/3, 4/0 e 4/2.

O tenista nascido em 2006 no Rio de Janeiro, atual 145º do mundo e campeão do US Open juvenil ano passado, justamente contra Tien, termina o torneio em Jedá, na Arábia Saudita, invicto, com cinco vitórias em cinco partidas e R$ 3,2 milhões como premiação. A competição não vale pontos no ranking mundial. É a primeira vez que um sul-americano vence o Next Gen ATP Finals.

– Preciso acreditar que quando vou a um torneio, quero dizer, você precisa acreditar nisso todas as vezes. Mas é simplesmente irreal. Na verdade, agora estou apenas, uau, acabei de conseguir. Então é tão, estou muito orgulhoso de mim mesmo – afirmou Fonsesa.

A competição que reúne os oito melhores tenistas de até 20 anos do circuito mundial é disputada desde 2017. E, agora, João Fonseca entra no top-3 dos jogadores mais jovens a vencer o torneio. O brasileiro entra na lista, aos 18 anos, com o italiano Jannik Sinner e o espanhol Carlos Alcaraz, que foram campeões do Next Gen ATP Finals, respectivamente, em 2019 e 2021.

Hoje número 1 do mundo e dono de dois títulos de Grand Slam, o italiano tinha 18 anos e dois meses completos quando foi campeão do Next Gen. Já o espanhol tinha 18 anos e seis meses quando ganhou o torneio há três anos. Alcaraz é o atual terceiro do ranking mundial e tem três títulos de Grand Slam. João Fonseca está com 18 anos e quatro meses completos durante a competição disputada em Jedá, na Arábia Saudita.

Em 2024, João Fonseca disputou a primeira temporada completa no circuito profissional de tênis. O brasileiro conquistou resultados expressivos, como o título no Challenger de Lexington, nos Estados Unidos, em agosto. O jovem de 18 anos ainda chegou às quartas de final do Rio Open e venceu uma partida na chave principal do Masters 1000 de Roma. Ele deu um salto de 585 posições no ranking mundial, de janeiro até dezembro de 2024.

Por causa da temporada de sucesso, João conquistou a última vaga para o Next Gen ATP Finals. O torneio tem formato inovador e reúne os oito melhores jogadores sub-20 do ano do tênis masculino. A competição conta com regras mais flexíveis em comparação a eventos tradicionais do circuito e permite, por exemplo, que o público circule com maior liberdade durante as partidas. Os sets ainda são mais curtos: quem vencer quatro sets primeiro leva a parcial.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *