Sistema de saúde estadual ganha reforço para a realização de exames de média e alta complexidade

A Secretaria de Saúde do Amazonas (SES) entregou, na manhã desta quarta-feira (30), dois novos tomógrafos para o Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio e para o Hospital Universitário Francisca Mendes. Os equipamentos fazem parte da reestruturação da rede de pública saúde do Estado.
O tomógrafo do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto também passou por manutenção e outro da Fundação de Medicina Tropical (FMT), já stá em testes. Com os novos equipamentos, a rede de assistência contará com oito aparelhosaumentando a capacidade de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde do Estado (SUS).
Os tomógrafos que foram substituídos eram muito antigos, com mais de dez anos de vida útil e apresentavam problemas. “Agora, vamos ter, finalmente, uma rede funcionando a pleno vapor e com equipamentos de ponta”, disse o secretário de Saúde, Marcellus Campêlo.
Os tomógrafos fazem parte de quatro novos equipamentos. Os próximos hospitais a receber são o 28 de Agosto, que passará a contar com dois tomógrafos, e o Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo.
No HPS João Lúcio, o novo tomógrafo vai substituir um antigo que possui mais de 12 anos de uso. O equipamento vai suprir a demanda da unidade, referência em politrauma e neurocirurgia, que realiza em média de 150 a 180 exames desse tipo diariamente. Com a instalação do novo aparelho, o hospital voltará a ter dois tomógrafos para atender os usuários.
“É um ganho muito grande para o hospital. Com ele, vamos poder atender nossa maior demanda, que são os pacientes neurológicos”, comemora a coordenadora do Setor de Exames do HPS João Lúcio, Karoline Frank.
A previsão é que, a partir de 13 de outubro, o novo tomógrafo já esteja sendo utilizado pelos usuários. Após a entrega, uma equipe do fabricante fará a instalação do equipamento e os servidores do setor de imagem receberão treinamento e orientações sobre o manuseio do tomógrafo.
Francisca Mendes – Referência em cirurgia cardíaca, o Hospital Francisca Mendes também recebeu um tomógrafo de última geração, que permitirá realizar exames cardiovasculares mais específicos. O novo equipamento, com 64 canais, vai reforçar o atendimento dos pacientes que realizam tratamento na unidade.
O hospital realiza, em média, cerca de 120 tomografias por dia e, no último mês, teve um aumento na demanda devido ao atendimento dos pacientes de outras unidades.


