
Com a melhor campanha dos últimos 10 anos nos Jogos da Juventude Caixa, o Amazonas encerrou sua participação no atletismo com três medalhas de prata, uma de bronze e grandes expectativas na bagagem visando o futuro da modalidade. Performando na primeira semana de certame, o bloco 1 de atletas amazonenses contaram com 18 convocados para competir no atletismo, sendo 10 meninos e 8 meninas na delegação, além de 3 treinadores.
Com recorde pessoal sendo conquistado nos Jogos da Juventude Caixa, Sarah Letícia ficou com a medalha de prata no salto em altura, com uma marca de 1,70m. Ainda no feminino, Maria Paula também ficou com o segundo lugar do pódio ao cravar 39,76m no lançamento de dardo. E, no masculino, mas ainda no lançamento de dardo, Nicolas Henry atingiu a marca de 66,80m e também ficou com a prata. Com o bronze nos 400m feminino, Samara Santos realizou a prova com um tempo de 56s20.
Para a presidente da Federação Desportiva de Atletismo do Estado do Amazonas, Lilian de Souza Carvalho, o desempenho comprova a força dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) como principal celeiro de talentos.
Exemplos como Michel, campeão brasileiro sub-20, e Pedro Nunes, que saiu dos JEAs e chegou às Olimpíadas de Paris 2024 – e no momento compete no Mundial de Atletismo em Tokyo – mostram que a base estruturada no Amazonas pode levar atletas até o cenário internacional.
Parceria
O crescimento da modalidade tem sido possível graças à parceria entre a Seduc e a Federação Desportiva de Atletismo do Amazonas, com investimentos em treinamento, intercâmbio técnico e participação em competições nacionais como o Campeonato Brasileiro, Norte-Nordeste e os Jogos da Juventude.
Futuro promissor
Com o desempenho histórico em Brasília, o atletismo amazonense mostra que está no caminho certo. Mais que medalhas, os resultados comprovam que investir na base escolar, fortalecer os JEAs e ampliar o apoio técnico e estrutural é o que garante a continuidade dessa geração de campeões que já desponta no cenário nacional e internacional.
Performance geral
Em duas semanas e com o início da terceira semana de Jogos acontecendo, o Time Amazonas acumula 13 medalhas – sendo três de divisões de acesso, que não são contabilizadas para o quadro de medalhas. Com isto, o estado ocupa a 20ª posição no quadro, com seis de prata e duas de bronze. Neste início de 3º bloco, o Amazonas já conquistou uma prata no taekwondo e um bronze no judô.