A publicação cita ainda que “promover exportações da agropecuária vai contra o compromisso do presidente brasileiro com a preservação do meio ambiente”

A edição desta sexta-feira (23) do jornal francês Libération mostra o presidente Lula (PT) na capa, chamando-o de “a decepção” e de “falso amigo do Ocidente”. A crítica ao brasileiro na sua visita à França, junta-se a outros desiludidos com ele no Brasil.
Segundo o jornal, Lula “era esperado como um messias, mas sua imagem ficou um pouco manchada”. A publicação se dá durante uma visita de Lula a Paris nesta semana, onde ele participa da Cúpula para um Novo Pacto Financeiro Global e deve se reunir com o presidente francês, Emmanuel Macron, nesta sexta (23).
“O presidente brasileiro não é o precioso aliado que imaginávamos. Especialmente quando se trata de condenar ao ostracismo o novo pária do Ocidente: a Rússia, culpada por uma intolerável invasão na Ucrânia. Como o resto da América Latina, que ele pretende representar no cenário internacional, Lula condena, mas não sanciona. Pior: ele assegura que a responsabilidade também está no fato do Ocidente reivindicar apoio incondicional a Kiev”, diz a publicação.
O Libération também criticou o convite que Lula fez em maio ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para uma reunião entre líderes da América do Sul em Brasília.
Segundo o jornal: “Apesar desses confrontos diplomáticos, o relacionamento continua muito mais tranquilo do que com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Embora os resultados da cooperação renovada entre europeus e brasileiros não estejam consolidados, ela gira principalmente em torno de dois temas opostos: meio ambiente e livre comércio.”
Por fim, o periódico francês fala das questões comerciais e, nas entrelinhas, deixa transparecer que o agronegócio brasileiro incomoda. “Promover exportações da agropecuária vai contra o compromisso do presidente brasileiro com a preservação do meio ambiente”.


