
Os candidatos à Prefeitura de Macapá, Josiel Alcolumbre (DEM) e Dr. Furlan (Cidadania) disputarão o segundo turno das eleições municipais de 2020. Com 100% das urnas apuradas, Josiel conquistou 29,47% dos votos (59.511) contra 32.369 votos, o equivalente a 16,03% de Furlan.
O pleito da capital do Amapá foi adiado em decorrência do apagão que atingiu o estado em novembro. Com o adiamento, o primeiro turno ocorreu neste domingo, 6, e o segundo turno está marcado para o dia 20 de dezembro.
A disputa pela segunda vaga na próxima etapa da eleição foi acirrada. Dr. Furlan e Capi (PSB) disputaram voto a voto. No começo da apuração, Capi – o ex-senador, ex-prefeito do Amapá e ex-governador do estado João Capiberibe – estava atrás de Josiel no total de votos válidos.
No entanto, quase no fim da contagem, Furlan ultrapassou o concorrente e se manteve na segunda colocação. Capi conquistou 14,94% dos votos válidos (30.160 votos no total).
Quem são
Josiel é irmão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que foi acusado por opositores de intervir na disputa. Josiel é apelido de José Samuel Alcolumbre Tobelem, de 47 anos, que é jornalista e empresário.
É sua primeira vez como candidato a um cargo público. Atualmente, o candidato é o presidente do diretório do DEM em Macapá. Dr. Furlan, de 47 anos, é médico cardiologista. Em 2010, ele concorreu pela primeira vez como deputado estadual e ocupa o cargo até hoje. Furlan está em seu terceiro mandato.


