Juiz Henrique Veiga tomará posse na segunda-feira, dia 19.

O juiz Henrique Veiga Lima foi escolhido o mais novo desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas na sessão da última sexta-feira (16). A solenidade de posse está marcada para a próxima segunda-feira (19).
Henrique Veiga Lima e Rosselberto Himenes foram os dois nomes avaliados durante a sessão, presidida pelo desembargador Flávio Pascarelli. Veiga foi aclamado por atender ao critério de antiguidade, aceito pelos demais membros presentes.
“O dia de glória é chegado”, disse o magistrado, lembrando trecho da Marselhesa (Hino Nacional da França).
O juiz Henrique Veiga Lima tem 34 anos de atuação na magistratura. O amazonense de Manaus é casado com a promotora de Justiça Lucíola Valois Lima. É formado em Direito pela UFAM (Universidade Federal do Amazonas) e pós-graduado em Direito Penal e Direito Processual Penal pela mesma instituição.
Em 1989, foi designado para atuar na Comarca de Nhamundá (a 382 quilômetros de Manaus). Também atuou em Parintins, Itacoatiara e São Gabriel da Cachoeira (a 369, 270 e 852 quilômetros de Manaus, respectivamente).
Ao longo da carreira, o desembargador enfrentou vários desafios. Já sobreviveu a três acidentes de avião e quatro de barco.
O primeiro naufrágio ocorreu a caminho de Nhamundá, onde assumiria como juiz. O barco virou depois de bater em um banco de areia e em um tronco de árvore.
Em outra viagem, para cadastrar comunidades indígenas do Alto Nhamundá, a embarcação atingiu uma pedra submersa na corredeira e afundou.


