Portal Você Online

Justiça volta atrás e permite Eletrobras abrir comportas de Balbina no Amazonas; entenda

Empresa estava impedida de abrir as comportas da hidrelétrica devido risco de inundação; acordo selou a nova decisão

A Justiça do Amazonas voltou atrás e permitiu Eletrobras abra as comportas da Hidrelétrica de Balbina, em Presidente Figueiredo – a 200 km de Manaus. A decisão foi revista após acordo entre a empresa e a prefeitura municipal firmado em audiência de conciliação, realizada ainda na última segunda-feira (11).

Para impedir a abertura das comportas, alegou o risco de inundação de áreas povoadas e possíveis impactos ambientais numa região do Rio Uatumã onde moram 1.319 pessoas.

O juiz Roger Almeida acolheu o pedido e decidiu que a Eletrobras apresente um plano de redução dos impactos, assim como providencie auxílio operacional e material necessário aos afetados.

Segundo a Eletrobras, as chuvas intensas que estão caindo na Região impactaram o nível do reservatório. O nível da água no reservatório está em 50,74 metros.

No dia 14 de março, a empresa chegou a abrir 90 centímetros das comportas para dar vazão ao excedente de água acumulada. Mas, com a continuidade das chuvas, era necessário abrir um pouco mais das comportas.

Agora, fico acordo que a Eletrobras faça:

  • Concessão de 90 litros diários de combustível para realização do transporte de insumos e dos comunitários pelas embarcações disponíveis, enquanto perdurar a abertura dos vertedouros;
  • Contratação, no prazo de 05 dias de embarcações que atendam uma capacidade mínima de 72 pessoas, para o atendimento dos munícipes atingidos pela cheia decorrente da abertura das comportas;
  • Fornecimento de 2 mil cestas básicas, em parcelas de 500 por demanda, na seguinte ordem: 1ª parcela, em 24 horas; 2ª parcela, em 07 dias; 3ª parcela, em 15 dias e assim sucessivamente, nos mesmos moldes, enquanto houver a necessidade da abertura das comportas;
  • Elaboração, no prazo de 20 dias, por parte da Empresa Concessionária, de plano de contingência para suporte e logística definitivos da situação de calamidade pública prevista com a abertura dos vertedouros, a ser apresentado ao Município de Presidente Figueiredo, indicando a provável duração do período de necessária abertura dos vertedouros e a continuidade do suporte logístico estabelecido neste ato, enquanto necessário.

Caso a empresa descumpra o acordo poderá ser multada em R$ 100 mil por dia. Há também uma expectativa de que a Eletrobras já faça uma nova abertura das comportas nesta terça-feira (12).

Visita ao local

Também ness segunda-feira (11), a prefeita do município, Patrícia Lopes, chegou a visitar a hidrelétrica e se reuniu com dirigentes da empresa para tratar do plano de ação para auxiliar os moradores da região.

“Estamos com uma estrutura montada na entrada do ramal da Morena com uma equipe trabalhando 24 horas, para que possamos prestar qualquer assistência necessária. Também ampliamos nossos serviços nas áreas de saúde, assistência social e no escoamento da produção local”.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *