Portal Você Online

Leilão da Hidrovia do Madeira pode baratear frete em até 24%, aponta estudo da Antaq

Hidrovia do Madeira é porta de entrada para transporte de alimentos e insumos industriais para Manaus.

O leilão da Hidrovia do Rio Madeira, previsto para 2026, pode reduzir o custo do frete em até 24%, segundo estudos da Antaq e da Infra S.A obtidos pela CNN.

A concessão envolve o trecho entre Porto Velho (RO) e Itacoatiara e promete tornar a navegação mais eficiente e segura ao longo de todo o ano.

A hidrovia é peça-chave do Corredor Logístico Norte, rota de escoamento de soja, milho e açúcar produzidos em Mato Grosso, além de atender passageiros e cargas com destino ao Centro-Oeste.

Segundo os estudos, com a concessão, grandes embarcações poderão navegar por mais dias, inclusive durante o período de seca, quando hoje as barcaças são obrigadas a reduzir carga para evitar encalhes.

Investimento, tarifa e resistência política

O estudo prevê tarifa de R$ 0,80 por tonelada transportada para bancar dragagem, sinalização e manutenção.

O projeto também define um calado mínimo de 3 metros, garantido por dragagens contínuas, para manter o rio navegável. O governo afirma que ribeirinhos e pescadores não pagarão pedágio.

A expectativa é atrair R$ 109 milhões em investimentos privados até o quarto ano de contrato e ampliar o transporte para até 21 milhões de toneladas.

Apesar do potencial econômico, a proposta enfrenta resistência da bancada do Amazonas no Senado, que se opõe ao modelo de concessão. Ainda assim, o governo federal trabalha para viabilizar o leilão.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *