
A Prefeitura de Manaus teve liberado ontem (2) o pedido de empréstimo de R$ 580 milhões feito ao Banco do Brasil. Os recursos foram autorizados pela Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda, após um processo de aprovação que realizado no primeiro semestre deste ano.
Aprovado pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) em dezembro do ano passado por meio de Projeto de Lei, o pedido de empréstimo enfrentou a resistência dos opositores do prefeito David Almeida, que afirmaram que o dinheiro seria usado para impulsionar a campanha de reeleição para a Prefeitura de Manaus.
Após uma reunião extraordinária na CMM, o PL do financiamento foi aprovado por 22 votos contra 17. Depois da aprovação na CMM, a Secretaria do Tesouro Nacional identificou a necessidade de ajustes adicionais, que incluíam garantias por parte da União, o que levou a novos trâmites e análises, enfim definidas após um processo que teve a última fase em maio último.
O empréstimo foi reformulado para atender às exigências técnicas e legais impostas pela Secretaria do Tesouro Nacional e reanalisado detalhadamente para assegurar as garantias.
O prefeito David Almeida tem justificado que o empréstimo será utilizado para obras de infraestrutura da cidade e projetos como a compra de novos ônibus para ampliar a frota atual e a construção de 3.680 moradias de um bairro planejado.
“Em três semanas a gente vai acessar esses recursos. Nós temos muitas obras para concluir. Ainda temos 20 escolas e 20 UBS para entregar, terminais de ônibus e concluir o asfaltamento de Manaus”, explicou o prefeito.


