
O que poucos acreditavam, o América-MG alcançou na noite de hoje (2) ao garantir a classificação à terceira fase da Copa Libertadores. Disputando o torneio pela primeira vez na sua história, o Coelho foi heroico no Defensores del Chaco ao vencer, de virada, o Guaraní-PAR por 3 a 2 no tempo regulamentar e conseguir a vaga na próxima fase ao ganhar nos pênaltis por 5 a 4.
O time paraguaio, que havia vencido em Belo Horizonte por 1 a 0, abriu 2 a 0 com 15 minutos do primeiro tempo, aproveitando uma atuação muito fraca do América. Com dois de Wellington Paulista e um de Pedrinho, já nos acréscimos da segunda etapa, o Coelho ganhou sobrevida ao levar a decisão para os pênaltis ao garantir o resultado agregado em 3 a 3.
O América perdeu a terceira cobrança com Henrique Almeida. O Guarani-PAR ficou na frente, mas na última cobrança antes das alternadas, o goleiro Vásquez mandou para fora colocando o Coelho de novo na busca pela classificação. A partir daí, o time paraguaio errou todas as cobranças. Jailson defendeu uma delas. O gol da classificação saiu dos pés de Everaldo.
O adversário na terceira fase será o Barcelona de Guayaquil-EQU, que passou pelo Universitario-PER. A classificação na competição continental rende cerca de R$ 3 milhões aos cofres do Alviverde.
Antes de encarar a última etapa antes da fase de grupos da Libertadores, o Coelho volta suas atenções para o Campeonato Mineiro. Faltando três rodadas para o fim da primeira fase, o time está atualmente fora do G4, na quinta colocação, com 14 pontos. A partida diante do Villa Nova será no sábado (5), às 16h30 (horário de Brasília), na Arena Independência.


