O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), que também é coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) que realiza invasões urbanas em São Paulo, foi escolhido como relator da medida provisória (MP) que recria o programa Minha Casa, Minha Vida. A MP é a primeira do novo governo Lula a ter uma comissão mista instalada no Congresso Nacional.
O colegiado, que deverá debater o texto nas próximas semanas, também é o primeiro a ser definido após a crise das MPs entre Senado e Câmara, que travou a discussão dos textos no Congresso. No acordo, os deputados irão relatar as medidas provisórias em suas comissões e os senadores presidirão as comissões.
Diante disso, ficou decidido que o senador Eduardo Braga (MDB-AM) será o presidente da comissão mista e o senador Efraim Filho (União BRasil-PB) será o revisor, enquanto Boulos ocupará a função de relator.
Na próxima terça-feira (18), a comissão já deve realizar uma audiência pública com o Ministério das Cidades e com a Caixa Econômica. Já na última semana de abril, a previsão é que o colegiado tenha uma reunião com representantes da sociedade civil. A entrega do relatório de Boulos deve acontecer na primeira semana de maio.