
Dois dias depois de ser pego de surpresa com o pedido de demissão de Renato Gaúcho, o Fluminense se movimentou rapidamente no mercado e anunciou a contratação do argentino Luis Zubeldía, 44 anos, como novo treinador da equipe. O vínculo será até o final de 2026. Com o técnico, chegarão os auxiliares Maxi Cuberas, Carlos Gruezo e Alejandro Escobar, além do preparador físico Lucas Vivas.
O profissional iniciará seu trabalho nesta sexta-feira (26), quando se apresenta e comanda o grupo em treinamento no CT Carlos Castilho.
De médio prazo, o contrato de Zubeldía com o Fluminense vai além da eleição que o clube terá para presidente, no fim deste ano. No entanto, a chegada do argentino não deve interferir no processo de votação para a venda da SAF, já que, pelos trâmites pendentes, isso só deve acontecer em Assembleia Geral prevista internamente para o meio do ano que vem. Inclusive, não houve qualquer participação da LZ Sports, que fez a proposta de compra, na escolha do novo treinador do Fluminense.
Zubeldía iniciou a carreira como treinador em 2008, quando assumiu o Lanús. Desde então, dirigiu clubes como Barcelona de Guayaquil (EQU), Racing (ARG), LDU (EQU), Santos Laguna (MEX), Independiente Medellín (COL), Alavés (ESP) e Cerro Porteño (PAR). Em 2023, foi campeão da Copa Sul-Americana e do Campeonato Equatoriano pela LDU.
O último clube dirigido pelo treinador argentino foi o São Paulo. No ano passado, levou a equipe às quartas de final da Conmebol Libertadores e da Copa do Brasil e terminou o Campeonato Brasileiro na sexta colocação, garantindo vaga direta para a Libertadores desse ano.