Portal Você Online

Lula abre encontro do Foro de SP que reúne ditadores

No evento ainda está prevista uma homenagem em alusão aos dez anos de morte do ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez

Artigo: Foro de São Paulo precisa se reiventar para | Internacional

O presidente Lula (PT) participa nesta quinta-feira (29), em Brasília, da abertura do 26° Encontro do Foro de São Paulo, grupo que reúne partidos de esquerda de países da América Latina. A participação do petista no evento está confirmada na agenda oficial. Essa será a primeira vez em 10 anos que o encontro acontecerá no Brasil.

O grupo é alvo de muita controvérsia por reunir representantes de partidos de esquerda que governam países sob regimes ditatoriais, como a Nicarágua, de Daniel Ortega, e a Venezuela, de Nicolás Maduro. Os partidos dos dois estão entre os membros do Foro de São Paulo.

No encontro deste ano, o movimento diz que as conversas serão em torno do tema “Integração regional para avançar a soberania latino-americana e caribenha”.

Também estarão entre os tópicos a guerra na Ucrânia e a disseminação de notícias falsas. No evento ainda está prevista uma homenagem em alusão aos dez anos de morte do ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

O Foro de São Paulo foi criado em 1990, no Brasil, após um seminário que reuniu siglas de esquerda na capital paulista. Já no encontro deste ano, além dos integrantes brasileiros, participam representantes da Argentina, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Venezuela, Cuba, Panamá, República Dominicana, El Salvador e Nicarágua.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *