Portal Você Online

Lula chega para participar da 80ª Assembleia Geral da ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou, no domingo (21), em Nova York (EUA) para participar da 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas. A agenda oficiail do petista vai até quarta-feira (24), acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e de comitiva com outros ministros e especialistas do governo brasileiro.

Como é tradição desde 1955, o Brasil será o primeiro Estado-membro a discursar na abertura do Debate Geral. Lula vai falar na terça-feira (23), logo após as falas do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e da presidente da 80ª Assembleia Geral, Annalena Baerbock, da Alemanha. A abertura é considerada uma oportunidade para apresentar à comunidade internacional as prioridades da política externa do país.

O tema da 80ª sessão da ONU é “Melhor Juntos: 80 Anos e mais para paz, desenvolvimento e direitos humanos”. Lula terá encontros com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e com chefes de Estado e de governo de outras nações.

O diretor do Departamento de Organismos Internacionais do Ministério das Relações Exteriores, Marcelo Marotta Viegas, disse que o Brasil espera que a conferência sirva de oportunidade para que mais países reconheçam o Estado Palestino, juntando-se aos mais de 147 países que já o fizeram. “Na perspectiva brasileira, a paz sustentável só pode ser alcançada na região se ambas as partes puderem negociar em igualdade de condições, o que inclui a capacidade estatal da Palestina”, disse.

Na quarta, Lula copresidirá, ao lado do presidente do Chile, Gabriel Boric, e do presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, a segunda edição do evento “Em Defesa da Democracia”. A iniciativa reúne líderes de todas as regiões do mundo para fortalecer o multilateralismo, o Estado de Direito e a cooperação contra o extremismo, a desinformação, o discurso de ódio e o enfraquecimento das instituições democráticas. 

Protesto

Um grupo de manifestantes brasileiros se mobilizou para criticar o presidente Lula durante a chegada a Nova York. Eles gritaram palavras de apoio ao presidente norte-americano Donald Trump e ofensas a Lula e a primeira-dama Janja. O Serviço Secreto dos Estados Unidos, responsável pela segurança das delegações na ONU, afastou os manifestantes.

Lula e Janja estão hospedados na residência oficial do Brasil, onde mora o representante permanente do Brasil perante a ONU, embaixador Sérgio Danese. Esta é a primeira viagem de Lula aos Estados Unidos em meio a crise com o governo Trump. 

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *