
Em discurso durante reunião ministerial nesta terça-feira (18), o presidente Lula culpou jogos de videogame pela onda de violência nas escolas. Segundo ele, esse é um dos motivos para o crescimento da violência no ambiente escolar e infantil no país.
“Não tem jogo, não tem game falando de amor, não tem game falando de educação, é game ensinando a molecada a matar. E cada vez muito mais mortes que na Segunda Guerra Mundial. […] Eu duvido que não tenha um moleque de oito anos, dez anos, 11 anos, 12 anos que não esteja habituado a jogar essas porcarias. E mais, hoje a molecada joga com gente de outro país. Passam noites jogando. E tudo isso resulta nessa violência aí no meio de crianças”, afirmou.
A pauta da reunião foi ações integradas para evitar novos casos como o de Blumenau, onde há cerca de duas semanas um homem entrou em uma escola e assassinou 4 crianças. Em seu discurso, Lula afirmou que até podem existir “raríssimas exceções” de jogos que não são violentos, mas chegou a culpar até mesmo os games online.
Antes de citar especificamente os jogos eletrônicos, o presidente exigiu que os pais repensem atitudes cotidianas. Ele citou adultos que entregam tablets na mão de crianças para que elas parem de chorar, dizendo que essa pode ser uma atitude nociva para o menor de idade.