Portal Você Online

Lula dará dinheiro para agência suspeita de ajudar o Hamas

Lula em Cairo, no Egito -  (crédito: TV Brasil/ reprodução )

O presidente Lula (PT) afirmou que enviará mais dinheiro à UNRWA (Agência das Nações Unidas de Assistência e Trabalho para Refugiados da Palestina no Oriente Próximo, na sigla em inglês), envolvida em um escândalo por suspeita de colaborar com os terroristas do Hamas nos ataques a Israel de 7 de outubro de 2023.

A Organização das Nações Unidas (ONU) instalou uma investigação para apurar o envolvimento de doze funcionários da agência – nove já foram demitidos, dois estão sendo investigados e um morreu no ataque terrorista a Israel. A situação levou a um boicote de 16 países, que suspenderam as doações de milhões de dólares para a entidade.

O orçamento do escritório da UNRWA foi comprometido. Para aumentar ainda mais a crise, as forças israelenses descobriram uma rede de túneis com centenas de metros de comprimento que passa sob a sede da UNRWA em Gaza. Segundo os militares, a estrutura é uma nova evidência da exploração da principal agência de ajuda humanitária aos palestinos pelos terroristas do Hamas.

Engenheiros do Exército levaram repórteres de veículos estrangeiros pelas passagens recém encontradas. Após 20 minutos de caminhada = depois de descerem por um poço próximo a uma escola – eles chegaram até a sede da UNRWA.

“Tudo é conduzido a partir daqui. Toda a energia para os túneis por onde vocês passaram é enviada daqui. Este é um dos comandos centrais da inteligência. Este lugar é uma das unidades de inteligência do Hamas, de onde eles comandaram a maior parte do combate”, disse um militar que comandava a visita.

“As recentes denúncias contra funcionários da UNRWA precisam ser devidamente investigadas, mas não podem paralisá-la”, disse Lula em discurso na Embaixada da Palestina, onde foi homenageado em um jantar.

Lula também conclamou a comunidade internacional a “manter e reforçar suas contribuições” e declarou: “Meu governo fará aporte adicional de recursos para a agência”.

O jantar na Embaixada da Palestina foi uma homenagem oferecida a Lula pelo embaixador palestino, Ibrahim Alzeben, em nome do Conselho de Embaixadores Árabes no Brasil e dos Embaixadores dos Estados Membros da Organização de Cooperação Islâmica.

“É preciso pôr fim a essa desumanidade e covardia. Basta de punição coletiva. Meu governo fará novo aporte de recursos para a UNRWA. Exortamos todos os países a manter e reforçar suas contribuições”, acrescentou o petista.

Repercussão

O anúncio de Lula sobre uma nova doação provocou reações entre parlamentares e especialistas, O financiamento do governo brasileiro vai de encontro a outros países depois que a agência foi acusada por Israel de colaborar com o grupo terrorista. 

O presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Israel no Congresso Nacional, senador Carlos Viana (Podemos-MG), criticou a decisão do governo federal, alegando que ela está fundamentada em referências equivocadas.

“O presidente tem áreas muito mais importantes para investir esse dinheiro no Brasil. Ele está prometendo recursos do contribuinte brasileiro para terroristas que usam essas doações para a construção de túneis, sequestro e estupro de pessoas, como o que aconteceu no dia 7 de outubro. Ao nosso ver, Lula está muito mal orientado e alinhando o Brasil a países pequenos na diplomacia”, disse.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *