
Banhistas que aproveitavam o domingo numa praia do Rio Tapajós, em Santarém, no Pará, postaram vídeo na internet neste fim de semana mostrando a Marinha do Brasil e a segurança pessoal do presidente Lula no Pará, feita pela Polícia Federal, esvaziando o local para que o petista pudesse ficar sozinho com a esposa, Janja.
No vídeo (ver abaixo), o técnico em eletrotécnica Neemias Costas narra que embarcações ancoradas na Praia do Araria, cada uma com cerca de 20 famílias, foram abordadas por agentes da escolta do petista. Segundo ele, a determinação foi de saída imediata.
Costas chegou na praia antes da nove horas e quando foi por volta das 10h, chegou uma lancha da Capitania dos Portos e outra com policiais federais “pedindo” para eles deixarem o lugar porque Lula estava chegando.
“Eles pediram para a gente se retirar da praia, porque o barco do presidente ia ancorar lá. Ficamos chateados com isso, estávamos no nosso lazer e havia autorização”, se queixou.
O auxiliar de produção Fábio Monteiro e as domésticas Adriane dos Santos e Gleide Lucinha Castro relataram abordagens semelhantes.
“A gente já tinha afixado nossas redes nas árvores quando o pessoal da Marinha chegou e falou que estava interditado, que era para todos nós sairmos de lá”, afirmou Adriane.
Assista o vídeo