Portal Você Online

Lula indica Dilma para comandar Banco de Desenvolvimento

A ex-presidente Dilma Rousseff, que sofreu impeachment em 2016, vai dirigir o Novo Banco de Desenvolvimento, instituição dos Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Com sede em Xangai, o NBD – também conhecido como Banco dos Brics – visa financiar obras para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países que compõem o colegiado de economias emergentes.

Com a indicação de Dilma para administrar a instituição bancária, Lula impõe a sua tese de que ela foi vítima de golpe de Estado aplicado no processo de impeachment com a cumplicidade do Senado, Câmara, Tribunal Superior Eleitoral e Supremo Tribunal Federal, além de milhões de brasileiros que foram às ruas exigir a saída dela.

Durante a gestão de Dilma, o Brasil registrou os piores indicadores econômicos na história do país e ela foi obrigada a deixar a Presidência após aplicar maquiar números da economia por meio de “pedaladas fiscais” para encobrir o rombo no caixa do governo federal.

O atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Marcos Troyjo, tem mandato até 2025. Mas o atual governo já pediu e faz pressão para que ele renuncie ao comando da instituição.

Lula irá para Pequim na segunda quinzena de março e a expectativa é de que leve Dilma com ele na viagem. O Estadão apurou que a indicação da ex-presidente para comandar o NDB já conta com a aprovação de todos os integrantes dos Brics.

Antes de indicar a aliada para o Banco dos Brics, Lula cogitou a possibilidade de nomeá-la para a embaixada do Brasil em Portugal, mas ela não quis.

Desde a vitória de Lula, Dilma tem participado de cerimônias em Brasília e chegou a discursar na posse do ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias.

No Palácio do Planalto, toda vez que teve o nome anunciado, Dilma foi saudada pela plateia como “guerreira do povo brasileiro”.

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *