Portal Você Online

Lula passou dois meses de governo no exterior durante 2023

Com Lula, viagens internacionais do gabinete presidencial saltam 1.475%

O presidente Lula passou dois dos 12 meses do primeiro ano do seu governo fora do Brasil. Ele totalizou o correspondente a dois meses em viagens ao exterior no ano passado. Segundo levantamento feito pela CNN, o petista somou, contando com o tempo gasto para deslocamento, 64 dias no exterior, acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva.

Ao todo, o petista cumpriu agenda oficial em 23 países, incluindo Argentina, Estados Unidos, Alemanha, Emirados Árabes e Japão.

Neste primeiro ano de mandato de Lula, o governo gastou cerca de 1 bilhão de reais em despesas de viagens. Só com giros internacionais foram R$ 164 milhões destinados a pagamentos de diárias, compras de passagens e outras despesas.

As viagens de Lula e Janja consumiram R$ 96,2 milhões do orçamento do Ministério das Relações Exteriores (MRE) em 2023 para reduzir custos com o cartão corporativo presidencial.

Para este ano, o presidente já avisou a assessores do governo que pretende focar mais na agenda interna, com viagens dentro do país.

As viagens ao exterior foram citadas, em levantamentos de popularidade recentes, como uma das críticas feitas ao presidente em seu primeiro ano do terceiro mandato.

Além da necessidade de atuar como cabo eleitoral nas disputas municipais, o presidente avalia que é importante consolidar programas federais relançados no ano passado, como o “Minha Casa, Minha Vida” e o PAC (Programa de Aceleração ao Crescimento).

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *