Portal Você Online

Lula volta atrás e decreta GLO no RJ e SP

lula

Alguns dias após dizer que não haveria GLO “enquanto for presidente”, Lula (PT) anunciou na tarde desta quarta-feira (1), o decreto da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nos portos de Santos, Rio de Janeiro e Itaguaí, e nos aeroportos do Galeão, no Rio de Janeiro, e de São Paulo, como forma de combater a atuação do crime organizado.

Na sexta-feira (27) ele disse que enquanto ele estiver no comando do país não será decretada uma operação de GLO, ocasião excepcional de uso das Forças Armadas em situações consideradas grave.

Junto aos ministros Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) e José Múcio (Defesa), Lula assinou a medida e disse que ela será específica pra portos e aeroportos e descartou decretar intervenção federal.

“Esse decreto ele estabelece a criação de uma operação integrada de combate ao crime organizado, e por isso estou fazendo esse decreto de GLO especificamente para o porto do Rio de Janeiro, porto de Santos, porto de Itaguaí, aeroporto do Galeão e aeroporto de Guarulhos”, disse Lula, no Palácio do Planalto.

O presidente informou que Polícia Rodoviária Federal e a Força Nacional manterão os efetivos extras que já estão atuando no policiamento ostensivo no Rio de Janeiro, nas rodovias federais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *