A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) entregou nesta semana a Certificação Selo Arte de cinco novos produtos derivados de leite produzidos pela Queijaria Tradição D’Lourdes, sediada no município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus).
Com a certificação Selo Arte, os produtos podem ser comercializados em qualquer unidade da Federação. A cerimônia de certificação contou com a presença de representantes de instituições como Sebrae, Prefeitura de Autazes e Ministério da Agricultura.
Segundo o diretor-presidente da Adaf, José Omena, cinco novos tipos de queijo produzidos em Autazes ingressam no mercado nacional com a garantia de terem cumprido os padrões higiênico-sanitários mais elevados previstos na legislação.
“O mote da nossa gestão é não atrapalhar. Mas, se podemos ajudar, contribuir, apoiar e orientar, melhor ainda. O governador Wilson Lima sempre destaca o grande potencial de Autazes para leite e queijo. Certamente, este selo será inspiração para outros empreendedores em Autazes e demais municípios. Parabéns a todos”, comemorou Omena.
Os produtos certificados são queijo de coalho, queijo de coalho de búfala, queijo de coalho com tucumã, queijo de coalho com castanha-do-brasil e ricota fresca de búfala. A proprietária da Queijaria Tradição D’Lourdes, Arleane Costa Figueiredo, ressalta que a conquista da empresa demonstra o potencial do empreendedor amazonense de atingir novos mercados.
“Agora, podemos levar o queijo da Tradição D’Lourdes para todo Brasil. É apenas o começo. As pessoas não conhecem o Amazonas como produtor de queijo, mas aqui tem queijo de qualidade. É possível ao pequeno fazer queijo de qualidade”, disse Arleane Figueiredo.
O chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural da Superintendência Federal de Agricultura do Amazonas (SFA/AM), Vinicius Picanço Lopes, destaca que os produtos da queijaria já conquistaram importantes prêmios nacionais e internacionais, e agradeceu o empenho de todas as instituições envolvidas no apoio aos produtores amazonenses.
Adesão
Concedido no Amazonas pela Adaf, o Selo Arte atesta que os produtos artesanais são produzidos de acordo com normas sanitárias vigentes e podem ser comercializados em todo o País.
Para obter a certificação, os estabelecimentos interessados precisam ter cadastro ativo nos Serviços de Inspeção Federal (SIF), Estadual (SIE) ou Municipal (SIM); entrar no Sistema eletrônico de Cadastro Nacional de Produtos Artesanais (CNPA) e protocolizar a petição junto com os documentos necessários à análise técnica.