Portal Você Online

Nesta terça: 110 mil alunos do Fundamental voltam às aulas

Mais de 111 mil alunos do Ensino Fundamental (anos Iniciais e Finais) retornam às aulas presenciais, nesta quarta-feira (30), em 107 escolas da rede estadual de Manaus.

Os estudantes retornarão num sistema hibrido com revezamento de turmas com dois dias presenciais e dois por meio de teleaulas em casa. A sexta-feira será dedicada aos professores.

Até o momento, mais de 10 mil professores foram testados para diagnosticar o coronavírus, Segundo a Secretaria de Educação do Amazonas, somente 5% apresentaram sintomas da Covid-19 e foram afastados de suas funções e estão sob observação.

Ainda segundo a Seduc, em mais de um mês de volta as aulas, não houve o registro de transmissão do vírus no ambiente escolar.

De acordo com a Seduc, os alunos encontrarão um ambiente com todos os protocolos de segurança e prevenção para evitar a contaminação. Foram instaladas 900 pias e lavatórios, revisão de sanitários, álcool em gel em totens na entrada das salas, além de placas informativas sobre os procedimentos.

“Estamos cumprindo todas as regulamentações da saúde sanitária. Vamos garantir o distanciamento social, higienização e garantir uma área conrolada. Cada turma será dividida em dois blocos, A e B, com aulas nas segundas e quartas-feiras e terças e quintas-feiras”, assegurou o secretário de Educação, Luiz Fabian.

Fabian afirmou que a Seduc vai garantir todas as condições para encerrar o ano letivo até o Natal e as férias dos professores até 2021. “Começamos em julho com as escolas particulares, em agosto com o Ensino Médio e amanhã vamos começar com o Fundamental. Hoje o Amazonas é uma referência e um modelo de volta as atividades na educação na pandemia”, finalizou o secretário.

Como será o retorno as salas de aula

Todos os estudantes deverão usar máscaras cobrindo a boca e o nariz. Ao chegar receberão outras duas unidades do item. Ainda na entrada da escola, terão as temperaturas corporais aferidas, e os que registrarem acima de 37,5º C serão encaminhados para aplicação do protocolo de segurança – que consiste em isolar o estudante dos demais e acionar os pais ou responsáveis. Os que apresentarem abaixo de 37,5º C serão liberados para a próxima etapa, a higienização correta das mãos.

Pias e dispositivos de álcool gel e sabão, instalados previamente pela secretaria. Após a higienização os alunos seguirão para a sala de aula, respeitando o distanciamento mínimo entre os colegas.

Todas as escolas foram sinalizadas com materiais gráficos instrutivos, com as principais medidas de proteção à Covid-19. Uma equipe da Seduc acompanhará o cumprimento dos protocolos, fiscalizando, de perto, a rotina dos alunos.

Recreio – Durante o intervalo, os estudantes vão higienizar as mãos, com água e sabão ou aplicar álcool em gel e pegar seu alimento. As mesas terão assentos sinalizados. A máscara usada antes do lanche deve ser guardada em um saco plástico, e a outra será usada quando a merenda acabar e o aluno ou aluna voltar para a sala de aula.

Os funcionários e voluntários estarão auxiliando os estudantes em todas as movimentações dentro da escola. É necessário que os alunos sejam conscientes e sigam as orientações para que o retorno seja seguro a todos.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *