Portal Você Online

Mais de 11 mil filhotes de quelônios são devolvidos à natureza no AM

Mais de 11 mil filhotes de quelônios foram devolvidos à natureza, na segunda-feira (28), na Comunidade Nossa Senhora do Livramento, situada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã, município de São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus).

A atividade faz parte do trabalho de monitoramento das espécies, conduzida pelos comunitários, com apoio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Prefeitura de São Sebastião do Uatumã. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, explica a importância da ação.

“Esse projeto faz parte das ações planejadas das Unidades de Conservação Estaduais, e é importante tanto para a saúde desses ecossistemas, uma vez que permite o aumento das populações de quelônios nessas áreas, quanto para o envolvimento das comunidades na educação ambiental”, disse.

A soltura de quelônios é a última etapa do monitoramento, que tem início com o acompanhamento dos tabuleiros de desova – os locais originais onde os ovos são depositados pelas fêmeas.

Após o depósito na areia pelas fêmeas, comunitários, conduzidos por Agentes Ambientais Voluntários (AAV) capacitados pela Sema, coletam os ovos e os levam para “berçários”, estruturas construídas por moradores. Nesses locais, os ovos podem eclodir em segurança, longe de predadores e do risco de caça ilegal.

Depois da eclosão dos ovos, os filhotes permanecem nos berçários, sendo alimentados e ambientados para a soltura, por cerca de três meses. Nesta atividade, foram soltos filhotes de tartaruga-da-amazônia, tracajá, iaçá e irapuca.

Turismo – Representando a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), a vice-presidente da pasta, Isadora Alfaia, esteve presente para dialogar com os moradores sobre as demandas voltadas ao turismo de base comunitária e caminhos para criar e promover novos produtos turísticos na RDS do Uatumã.

Além de representantes da Sema e Amazonastur, estiveram presentes na ação o secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais do Amazonas, Adriano Mendonça, e o prefeito de São Sebastião do Uatumã, Jander Barreto.

Impacto na comunidade – Morador de São Sebastião do Uatumã, Wendell Lima esteve com os filhos na soltura dos filhotes de quelônios.

“Quando eu tinha o tamanho dos meus filhos eu criava tartaruguinha, e sempre que eu via esses projetos na televisão eu tinha vontade de ver, porque é emocionante. O que a gente tira disso é o efeito na cabeça das crianças, que, ao invés de serem predadores, vão criar uma cultura conservacionista muito bonita”, disse.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *