Cartão de confirmação: documento traz informações como endereço onde o candidato fará a prova, número de inscrição, data e horário da aplicação. Exame será nos dias 3 e 10 de novembro.

Amazonas registrou 46.683 estudantes concluintes do ensino médio na rede pública inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – da rede estadual de ensino prontos para realizarem a prova neste domingo (03).
A estimativa considera o número de 1.616.606 participantes que estão finalizando a etapa de ensino em 2024.
Os dados são autodeclaratórios e os percentuais foram estimados com base no Censo Escolar 2023 (edição mais recente da pesquisa com os resultados finais publicados).
Além disso, outras 10.816 inscrições são de estudantes do 1º ou 2º ano e 363, de pessoas que não cursam nem completaram o ensino médio, mas farão o Enem para testar seus conhecimentos (treineiros).
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, divulgou na semana passada o cartão de confirmação com local de provas dos candidatos.
O que é cartão de confirmação? É o documento em que o candidato pode consultar o local de prova. Lá, também estarão escritos o idioma escolhido para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), as datas do exame e as solicitações de atendimento especializado (no caso de pessoas com deficiência ou lactantes, por exemplo) e de tratamento por nome social.
Para conferir o documento, é preciso acessar a página do participante, utilizando o login gov.br (CPF e senha). Mas é justamente no processo de login que o erro tem acontecido.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/y/l/LY5vqWRaypXWyGZTNU6w/captura-de-tela-2024-10-22-122422.png)
Mais sobre o cartão de confirmação
A apresentação do cartão de confirmação nos dias de prova não é obrigatória, mas o Inep recomenda que o candidato imprima e leve o documento consigo, para conferir as informações, se necessário.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/2/m/Hg9wfMQdOwEH32WScvdw/enem.jpg)
Após consultar o cartão de confirmação, as dicas são:
- pesquisar o endereço do seu local de prova;
- verificar a distância e o tempo de deslocamento;
- e, se possível, simular o percurso em um domingo, quando o trânsito e o transporte público têm fluxos diferentes.
O portão fecha às 13h (horário de Brasília) , mas a orientação do Inep é chegar às 12h ao local de prova – ou seja ao menos uma hora antes.
Sobre o Enem 2024
O Enem 2024 será aplicado apenas na versão impressa em mais de 10 mil locais de prova, distribuídos entre 1.753 municípios.
O exame acontece nos dois primeiros domingos de novembro.
3 de novembro
- 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
- 45 questões de ciências humanas; e
- redação.
10 de novembro
- 45 questões de matemática; e
- 45 questões de ciências da natureza.
O que levar no dia da prova
- RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
- Álcool em gel;
- Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
- Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
- Cartão de confirmação de inscrição;
- Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.
Dica: Como são cinco horas e meia de exame, é recomendado que o candidato vá com uma roupa confortável e calçados que não o apertem.
Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:
- e-Título,
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
- RG Digital.
O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
Horários de aplicação (no fuso de Brasília)
- Portões abrem às: 12h
- Portões fecham às: 13h
- Prova começa às: 13h30
- Aplicação da prova no 1º dia acaba às: 19h
- Aplicação da prova no 2º dia acaba às: 18h30
Sementes plantadas
Com mais de dez anos de implementação, o projeto “Todos na Universidade” já apresenta raízes florescendo na sociedade. Entre os alunos egressos, a escola tem médicos, advogados, fisioterapeutas, professores, policiais, administradores, engenheiros, pesquisadores e entre outras profissões. De acordo com a gestora Roseane Vargas, mais de 500 alunos da unidade de ensino foram aprovados em universidades públicas nos últimos onze anos. O sentimento de reencontrar os alunos é sempre indescritível, afirmou Roseane.
“Nossa escola é situada em uma zona periférica e ver esses meninos traçando a própria história com dignidade é algo que não tem preço. Outro dia, recebi um áudio de um deles, que não conseguia nem falar direito por conta do choro ao lembrar dos professores. A gente se une para proporcionar o melhor, é nisso que acreditamos”, finalizou a gestora.
O primeiro dia do Enem é composto por: Redação dissertativo-argumentativa, 45 questões de Linguagens e Códigos, que inclui Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira, além de 45 questões de Ciências Humanas, que inclui Geografia, História, Filosofia e Sociologia. A EE Roderick de Castello Branco também realizará, na próxima semana, a última oficina de Ciências da Natureza e Matemática, assuntos da segunda prova do Enem 2024, que será realizada no próximo dia 10 de novembro.