Portal Você Online

Mais de 500 mil candidatos do Enem não sabem onde farão as provas domingo

Em Manaus, candidatos tiveram um aulão no shopping Manaus ViaNorte, na Zona Norte

Faltando poucas horas para o fechamento dos portões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019), mais de meio milhão de estudantes inscritos na prova ainda não sabiam para onde devem ir na hora de realizar o exame neste domingo (3). Segundo um balanço divulgado ao G1 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), às 17h30 deste sábado (2) o sistema indicava que 4.536.633 candidatos já tinham acessado seu local de provas, o que significa que mais de 557 mil deles (ou 11%) ainda não fizeram o mesmo.

As provas começam às 13h (horário de Brasília, 12h Manaus) deste domingo (3). Quem chegar depois do fechamento dos portões fica automaticamente eliminado do Enem. Acesse a Página do Participante do Inep para ver seu local de provas.

Apesar do alto número de candidatos nessa situação, o Inep ressalta que a edição deste ano é a que tem a maior porcentagem de participantes já conscientes de seu local de provas desde 2016: na antevéspera da prova, nesta sexta, 86% dos inscritos já tinham acessado o endereço para onde irão neste domingo.

Às 17h30 deste sábado, essa porcentagem já havia subido para 89%. O Enem 2019 será realizado em dois domingos, dias 3 e 10 de novembro. Os horários oficiais são os de Brasília

Aulão com música

Neste sábado pela manhã, os candidatos tiveram a oportunidade de reforçar seus conhecimentos com um aulão gratuito ministrado por professores especializados em português e redação, na praça de alimentação do shopping Manaus ViaNorte, na Zona Norte de Manaus.

A programação do aulão teve ainda exercícios de alongamento e relaxamento com música para os participantes orientados por professores da academia Carli Fit com o objetivo de preparar bem fisicamente os estudantes.

O professor Gerlon Queiroz Silva, especialista em Língua Portuguesa com ênfase em produção textual da Universidade Federal do Amazonas, deu dicas para os candidatos se saírem bem no concurso.

“O candidato tem de ter a visão geral do texto dissertativo cobrado pelo Enem/Inep, que é feito a partir de cinco pontos. A norma culta da língua, observação do tema, estrutura e repertório, além da organização do texto”, orienta o professor Queiroz

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *