Portal Você Online

Mais de 700 mil pessoas não tomaram nenhuma dose de vacina contra Covid no Amazonas

O secretário da saúde do estado, Anoar Samad, volta a recomendar a imunização e está preocupado com as novas cepas

Imunização incompleta contra a Covid-19 preocupa autoridades da saúde no Amazonas
Baixa procura por segunda dose de vacinas causa alerta no Amazonas

Dados da  Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), apontam que mais de 700 mil pessoas no Amazonas ainda não tomaram nenhuma dose de vacina contra o novo coronavírus.

Em todo o estado, 150 mil amazonenses estão com a segunda dose atrasada. O crescente número de pessoas que faltam à aplicação da segunda dose em Manaus (AM), preocupa o secretário estadual de Saúde, Anoar Samad, que alerta a população para as novas variantes do vírus.

Segundo Samad, as pessoas não vacinadas podem formar “criadouros” de novas cepas mais resistentes à imunização. Trinta e quatro mil pessoas faltaram à aplicação da segunda dose, só na capital amazonense, de acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) da capital do Estado.

Manaus – Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), cerca de 34 mil manauaras não compareceram aos postos de saúde para completar o ciclo de imunização

Agora, a Secretaria de Saúde de Manaus promete continuar a busca ativa das pessoas que não completaram a vacinação contra a Covid-19. O órgão afirma realizar telefonemas e enviar mensagens para quem falta à segunda dose. Em Manaus e em algumas cidades do interior, também começa neste final de semana a aplicação da vacina em adolescentes de 12 a 17 anos.

Projeto de lei – A falta de adesão diz respeito, principalmente, aos jovens da capital. Aliado à isso, a Prefeitura tem enfrentado o desafio das festas clandestinas. No último domingo (8), uma festa com mais de duas mil pessoas foi interditada pela Central Integrada de Fiscalização (CIF) em um sítio de Manaus, localizado no bairro Tarumã. 

E para frear essa situação, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereadores discutem soluções. É o caso do vereador William Alemão (Cidadania) que, nesta semana, apresentou uma proposta visando a entrada em eventos apenas para quem apresentar cartão de vacina atualizado. 

“A ideia é abrir as festas para todos os que estão completamente imunizados. Precisamos achar maneiras de coibir o que estamos vendo praticamente todos os finais de semana no município. Quem quiser ir para festa, terá de ir até o posto de vacinação, completar o seu ciclo vacinal e, depois disso vai poder frequentar os eventos que bem entender. As festas clandestinas não podem continuar”, disse o vereador.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *