
O Ministério da Saúde publicou nesta terça-feira (18) edital com mais de 6.000 vagas do programa Mais Médicos.
A portaria saiu no Diário Oficial da União. Segundo o texto, as vagas valem para as cidades que quiserem renovar a participação ou aderirem ao programa.
A Secretaria de Atenção Primária à Saúde disponibilizou vagas para 2.074 municípios, mas cada um tem um limite. As cidades que se interessarem deverão informar o total de profissionais que desejam receber.
Após a confirmação da quantidade, o Ministério da Saúde enviará aos municípios médicos credenciados pelo programa. Eles ficarão nos locais pelo período de quatro anos.
Manaus
No mês passado quando o Governo Federal relançou o Programa – houve a garantia de que Manaus e demais localidades da região Norte estariam entre as prioridades do “Mais Médicos para o Brasil”.
Manaus acolhe em sua rede 53% da população de todo o estado do Amazonas e tem atualmente 211 UBSs.
Ao governo federal, Shádia demonstrou preocupação em ter no município um número de médicos adequado para atender a demanda da capital.
“O ministério já havia monitorado essas demandas e a gente sabe das dificuldades da região Norte. Nesse exato momento nossa equipe está preparando o edital do programa, que será divulgado semana que vem, e sem dúvida Manaus e toda a região Norte terão atenção prioritária”, afirmou o assessor Especial de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério da Saúde, Chico D’Angelo – na época.
A garantia foi dada pela equipe de gestão da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (Saps)no dia 23/3, em Brasília (DF), em reunião com a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, e os subsecretários da pasta, Djalma Coelho e Nagib Salem, que representaram a Prefeitura de Manaus.
Na capital federal, os gestores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) tiveram reuniões no Palácio do Planalto e Ministério da Saúde ao longo de toda a quinta-feira, apresentando um panorama da saúde municipal ao novo governo.


