
A Afya Faculdade de Ciências Médicas de Manacapuru realiza nesta sexta-feira (22), a partir das 16h, na Estrada do Sesc, s/n, um simulado inédito na cidade, de atendimento de saúde a múltiplas vítimas de acidente de trânsito. O evento tem o objetivo de capacitar os estudantes de Medicina e atualizar os agentes públicos dos diferentes órgãos do município, sobre os procedimentos que devem ser adotados nesse tipo de situação.
É também uma preparação que antecede um evento de grande porte que irá acontecer na cidade: o Festival de Cirandas, que ocorre nos dias 29, 30 e 31 de agosto, atraindo milhares de turistas para o município, que tem uma população de aproximadamente 99.613 habitantes.
O simulado em Manacapuru faz parte das atividades desenvolvidas pela Afya, que oferece curso de Medicina na cidade. Farão parte do simulado profissionais do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Instituto Municipal de Trânsito da cidade e Hospital Geral de Manacapuru, além de 35 estudantes de Medicina da Afya, que irão atuar como vítimas e socorristas. O evento será acompanhado por professores da instituição, que estarão orientando sobre os procedimentos médicos.
A diretora geral da Afya de Manacapuru, Karen Ribeiro, ressalta a importância do evento, como uma forma de conscientizar a população para os perigos do trânsito. Além disso, como suporte à capacitação de estudantes e agentes públicos, oferecendo um ambiente controlado, mas com diferentes intercorrências, que vão exigir conhecimento técnico, agilidade de raciocínio e de atendimento.
“Praticar é a maneira mais eficiente de aprender e corrigir procedimentos. Nossos alunos vão ter a experiência completa de vítima, de socorrista e também vão ver se perto a atuação de outras áreas que se envolvem nesse tipo de ocorrência, como polícia e agentes de trânsito”, destaca.
Estações – O simulado vai ser dividido em quatro estações, cada uma delas com uma ocorrência diferente envolvendo acidente de trânsito. Em uma das simulações a vítima será uma grávida, em outra um motociclista, a terceira vai estar presa nas ferragens e a última em um carro pegando fogo. “As estações serão montadas da forma mais real possível, para que os participantes e quem estiver assistindo vivencie a experiência completa”, informa Karen Ribeiro.
Segundo ela, o apoio da Prefeitura, através da participação dos órgãos que fazem parte da rede de serviços municipais, também é muito importante. “A cidade se prepara para o Festival de Cirandas no final do mês, um evento grandioso, com milhares de turistas. É necessário que os agentes públicos estejam preparados para atuar nas mais diferentes situações”, acrescenta.
Estatísticas – Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que os acidentes de trânsito são a causa de 1,3 milhão de mortes evitáveis e de aproximadamente 50 milhões de feridos em todo o mundo, com a previsão de causar mais de 13 milhões de mortes e cerca de 500 milhões de feridos durante a próxima década.
No Amazonas, segundo dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), de 2020 a 2024, foram registrados um total de 2.245 óbitos por Acidentes de Transporte Terrestre (ATT).
Ainda conforme dados do órgão, mais da metade dos óbitos por acidente no período foram registrados entre os motociclistas, com 1.228 (54,70%), seguido pela categoria de pedestre, com 573 (25,52%).