Entre os dias 12 e 16 de novembro, o clube Álvares Cabral, em Vitória (ES), foi palco do Campeonato Brasileiro Interclubes Infantil de Natação de Verão, reunindo 677 atletas de 121 clubes de 23 Estados do Brasil.
Entre os destaques da competição esteve o manauara Gabriel Castro, de 14 anos, que representa o Fluminense Football Club e é atleta do programa “Manaus Olímpica”, da Prefeitura de Manaus, coordenado pela Fundação Manaus Esporte (FME).
O diretor-presidente da FME, Aurilex Moreira, destacou a importância do programa no apoio a jovens talentos.
Gabriel competiu com excelência, chegando à final dos 200 metros medley e ao revezamento 4×200 metros livres masculino, somando pontos que contribuíram para o Fluminense alcançar o vice-campeonato geral, algo que o clube não conquistava há 30 anos. No total, o Fluminense garantiu 21 pódios na competição, com seis medalhas de ouro, 12 de prata e três de bronze.
“Gostaria de agradecer à Prefeitura de Manaus, a partir do projeto Manaus Olímpica, por todo o apoio, ao prefeito David Almeida, ao diretor-presidente Aurilex Moreira e ao Paulo Israel, do Manaus Olímpica. Graças a vocês, tive ótimos resultados no Campeonato Brasileiro Infantil de Verão, em Vitória. Sem vocês, isso não seria possível”, declarou Gabriel.
Talento
Gabriel integra o programa “Manaus Olímpica” há dois anos, o que foi fundamental para seu desenvolvimento esportivo. Em uma competição realizada em Salvador no início do ano, Gabriel chamou a atenção do Fluminense, que passou a apostar em seu potencial. Desde então, o atleta vem mostrando resultados expressivos, tanto no cenário local quanto nacional.
O programa “Manaus Olímpica” reforça o compromisso da Prefeitura de Manaus em promover o esporte como ferramenta de inclusão, transformação social e desenvolvimento de atletas de alto rendimento. Com apoio como o dado a Gabriel, Manaus reafirma sua posição como Cidade Sul-Americana do Desporto em 2024.