
A comunidade esportiva manauara celebrou a modernização do Estádio Carlos Zamith, inaugurada pelo governador Wilson Lima, neste sábado (24), na zona Leste de Manaus. As novas estruturas beneficiarão, além do futebol profissional, projetos esportivos que contribuem para o desenvolvimento social da população.
Palco de partidas de competições nacionais e estaduais, como a Série B do Campeonato Brasileiro e a Série B do Campeonato Amazonense, o Estádio Carlos Zamith também recebe o Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci) e o projeto Funcional Por Toda Parte, ambos coordenados pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).
O atleta do Pelci, Joelbeson Marinho, 15, garantiu que as modernizações e reformas nos campos influenciam diretamente no desempenho durante as aulas, treinos e jogos do programa.
“É muito confortável, é muito bom ficar em campos bons, a gente se sente melhor e a gente se adapta no campo novo. Ajuda até porque o campo está mais organizado, reformado, a gente se sente confortável jogando em um campo assim, que fica mais organizado para jogar”, disse.

Mãe de um aluno do Pelci, a dona de casa Jocenilda Costa, 47, também integra o projeto Funcional Por Toda Parte e tem comprovado os avanços estruturais nas praças esportivas da capital.
“Está maravilhoso, está bonito. Para o meu filho, isso é grandioso. E eu também estou tendo oportunidade porque eu faço parte do funcional e para mim é maravilhoso. Parabéns, governador. Sou muito grata a você, pelo que você está fazendo pela comunidade”, declarou.
O secretário da Sedel, Jorge Oliveira, destacou o compromisso do Governo do Amazonas com o esporte em todos os âmbitos, desde projetos socioesportivos ao alto rendimento.
“Isso mostra o comprometimento do governador Wilson Lima com o esporte amazonense e, também, com toda essa revitalização na infraestrutura do esporte, não somente aqui no Carlos Zamith, mas também nos bairros de Manaus”, assinalou.
Modernização
A obra no Estádio Carlos Zamith inclui a instalação de um novo sistema de iluminação, com tecnologia Light Emitting Diode (LED), a implementação de uma nova subestação de energia e de um novo gerador de energia, para que não haja eventual interrupção de energia.
O secretário da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Carlos Henrique Lima, afirmou que o estádio agora atinge um novo patamar estrutural, com condições de receber partidas ainda mais relevantes no cenário nacional e internacional.
“Nós estamos entregando a revitalização não só da iluminação, mas de toda a estrutura elétrica. Nós podemos iluminar esse estádio com energia gerada dentro dele mesmo. Então, é um orgulho para nós ter um estádio com uma iluminação dentro do padrão Conmebol e FIFA”, destacou.
As cabines de imprensa do estádio também receberam melhorias e passam a contar com mais espaço e infraestrutura. Entre outros avanços, os bancos de reserva, cabine de arbitragem, a arquibancada A, a rede elétrica e os sistemas de segurança e sinalização do sistema viário do estacionamento também passaram mor revitalização.


