Um eclipse solar anular está previsto para acontecer neste sábado (14), quando o dia vai virar noite. Apenas algumas regiões do planeta vão conseguir acompanhar o fenômeno em sua plenitude e um desses lugares será Manaus, de onde os manauaras poderão acompanhar o fenômeno, a partir das 14h local -15h de Brasília -. se a fumaça deixar
A maioria dos brasileiros pode conseguir ver o evento. Em todo o restante do país será possível ver um eclipse parcial. Na cidade de São Paulo, o eclipse deve começar às 15h40, terá seu auge às 16h49 e vai terminar às 17h50.
Para saber se o eclipse será visível na sua região, é possível acessar o seguinte endereço na internet: https://www.timeanddate.com/eclipse/solar/2023-october-14
Pelas previsões da Nasa, a agência espacial norte-americana, as primeiras cidades brasileiras a ver o eclipse anular em seu auge ficam no Amazonas – em Tefé, também poderá ser visto no seu auge às 14h11, horário local.
O eclipse deve começar por volta das 15h (horário de Brasília), mas a hora em que o fenômeno atinge o seu pico varia de acordo com a localização do observador.
Na capital amazonense a expectativa é de que o eclipse chegue ao seu ponto máximo entre 14h e 14h30 (hora local). Já em João Pessoa, na Paraíba, o pico deve acontecer por volta das 16h40.
De acordo com o Observatório Nacional brasileiro, o fenômeno de 2023 chegará ao seu fim na Costa Leste do Brasil pelas 17h30 (horário de Brasília).
Cuidados para assistir
Quando um eclipse solar anular ocorre, algo semelhante a um anel de fogo surge no céu. Por isso, é tão aguardado. No entanto, quem quiser observar o eclipse não deve olhar diretamente para o sol sem uso de filtros adequados, nem mesmo com o uso de películas de raio-x, óculos escuros ou outro material caseiro. A exposição ao Sol, mesmo durante poucos segundos, danifica a retina de modo irreversível..
Existem duas formas de se observar o eclipse com segurança: direta ou indiretamente. A observação direta é aquela feita sem o uso de projeções, e pode ser feita com algum instrumento especialmente adaptado para esse fim. O ideal é que se use filtros para a observação, e é importante o uso de filtros adequados.
A melhor opção é o filtro de soldador número 14 ou maior (verifique se o modelo tem o certificado de qualidade ISO 12312-2). Mesmo assim, a observação não deve se estender por mais do que alguns segundos.
Observar o Sol com algum instrumento óptico, como binóculo ou telescópio, só é permitido sob orientação de astrônomos experientes e que saberão os filtros corretos a serem usados. Para a observação, não use nenhum instrumento que não tenha sido preparado por profissionais
O que é um eclipse anular
Um eclipse anular do sol acontece quando o sol, a lua e a Terra estão em alinhamento. Assim, a maior parte do disco solar fica coberta, e apenas uma borda com aspecto ígneo aparece. Segundo o site Climatempo, apenas algumas regiões do Norte e Nordeste do Brasil poderão enxergar o fenômeno.
O eclipse anular, no entanto, não é um evento raro. No entanto, somente pode ser visto em poucos lugares do planeta. O último, por exemplo, aconteceu em 2021, mas nenhum lugar do Brasil conseguiu vê-lo.