Portal Você Online

Manauaras que agendaram castrações em pets; cirurgias gratuitas já começaram

As vagas são disponibilizadas um dia a cada quinzena, sempre as 14h, de acordo com calendário divulgado pela Semsa Manaus.

A Prefeitura de Manaus está realizando a castração de cães e gatos no bairro São José, zona Leste, atendendo os tutores que agendaram o serviço na unidade móvel do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand, o castramóvel. Foram ofertadas 250 vagas para o procedimento na unidade, seguindo até a quarta (6), no centro de convivência da família e do idoso Prefeito José Fernandes.

O veterinário Rodrigo Araújo, gerente do CCZ Manaus, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), relata que a castração de cães e gatos é ofertada pelo centro de forma gratuita, dentro das ações da gestão municipal de saúde para prevenção e controle da esporotricose. A zoonose, causada por fungos do gênero Sporothrix, causa lesões na pele e é capaz de afetar também os seres humanos.

Conforme Rodrigo, o CCZ Manaus dispõe de dois castramóveis para o reforço da oferta e ampliação do acesso da população ao procedimento de esterilização de cães e gatos. O serviço é gratuito e está disponível também na sede do CCZ, localizada no bairro Compensa, zona Leste.

No ano passado, segundo o gerente, o CCZ Manaus realizou mais de 7,3 mil cirurgias para esterilização de caninos e felinos. “Neste ano, somente até maio, foram mais de 3,9 mil procedimentos realizados”.

Procedimento

Conforme Rodrigo Araújo, a castração equivale à remoção cirúrgica dos órgãos reprodutores do animal, e é recomendada para cães e gatos de 5 meses até 7 anos de idade. Além de permitir o controle populacional, ele observa, o procedimento também contribui para reduzir o ímpeto sexual de cães e gatos, tornando-os menos agressivos e territoriais.

“A cirurgia ajuda ainda a prevenir doenças reprodutivas e hormonais, como infecções e tumores nos ovários e útero, no caso das fêmeas, ou nos testículos, entre os machos”, ressalta o gerente do CCZ Manaus.

Rodrigo explica que o cão ou gato deve estar saudável e em jejum de seis horas de água e comida antes da cirurgia. “É fundamental também que ele esteja livre de carrapatos e outros parasitas, pois isso traz risco de complicações ou até morte do animal. Inclusive, se for detectada uma infestação, a castração não é realizada”, enfatiza.

CCZ Cidadão

Além das ações nas unidades móveis, o serviço de castração pode ser realizado no CCZ Manaus, por meio de agendamento prévio, exclusivamente no sistema CCZ Cidadão (ccz.manaus.am.gov.br). As vagas são disponibilizadas um dia a cada quinzena, sempre as 14h, de acordo com calendário divulgado pela Semsa Manaus.

Para mais informações sobre o serviço municipal de castração, os usuários podem entrar em contato com o CCZ Manaus por meio do WhatsApp, nos números (92) 98842-8359 ou 98842-8484, de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 16h.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *