Portal Você Online

Manaus amanhece coberta por nevoeiro e com tremor de terra

Manaus teve a sua rotina quebrada neste domingo (28) por dois fenômenos naturais pouco comuns aos seus moradores. A capital do Amazonas amanheceu encoberta por um forte nevoeiro e, em algumas regiões, sentiu os abalos sísmicos provocados por um terremoto de magnitude 7,5 na Amazônia peruana, no início da manhã.

A região da Ponta Negra foi a que mais atingida pelos fenômenos. Por volta das 7h (horário Manaus) moradores do condomínio River Site, localizado em frente ao Comando MIlitar da Amazônia (CMA), na Avenida Coronel Teixeira, sentiram o tremor nos apartamentos das torres Amazonas, Hudson, Sena e Ouro.

Em mensagens no grupo de WhatsApp dos condôminos, a vizinhança procurou notícias sobre o tremor, sentido mais nos andares mais altos dos prédios de 12 a 15 pavimentos.

“Eu senti muito 😱 Eu pensei que eu que estava tonta’, disse uma moradora. “My God, meu pai disse q a rede dele balançou e veio me dizer, rs, achei que fosse impressão dele”, afirmou outra. “Sena 13 balançou muito”, compartilharam nas redes sobre o evento.

Uma outra moradora viu a árvore de Natal balançar, apesar do apartamento estar completamente fechado. “Começou era 06h57 por aí. Mas a bolinha ainda tá balançando um pouquinho rsrs…”, escreveu.

Próximo ao River Side, os moradores do Reserva Inglesa com quatro torres, ao lado do shopping Ponta Negra, também sentiram e comentaram nas suas redes sociais não acreditando muito no que estavam sentindo.

“Alguém mais sentiu?”, perguntou um morador. “T1 sentindo”, respondeu um vizinho, que recebeu outra mensagem tranquilizando “aqui já parou”. “Mas deu uma boa balançada”, disse outro.

A previsão da meteorologia para este domingo é de sol pela manhã e aumento de nuvens com pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura mínima prevista é de 23 graus e a máxima de 33°.

Saiba mais

O Centro de Sismologia do Instituto Geofísico do Peru informou que epicentro do tremor foi identificado a cerca de 98 quilômetros do município de Santa Maria De Nieva, na província de Condorcanqui, e a uma profundidade de 131 quilômetros.

Imagens compartilhadas em redes sociais mostram pedaços das fachadas de edifícios e parte de casas destruídas após o forte tremor que foi sentido também na cidade equatoriana de Loja.

Em outubro, um tremor de menor magnitude mas mais próximo à superfície, também no norte peruano, chegou a ser sentido em alguns estados do Brasil. Em Manaus, moradores dos prédios mais altos sentiram em menor intensidade.

Localizado no Círculo de Fogo do Pacífico, região global de alta atividade sísmica gerada pelo encontro de placas tectônicas, o Peru está habituado a tremores.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *