
Os manauaras amanheceram com um clima ameno, temperatura e 24ºC, mas com o céu encoberto pela fumaça mais intensa das queimadas, levadas pelo vento de 7km/h. A qualidade do ar é considerada ‘muito insalubre’, marcando 215, numa escala de 201 a 300, de acordo com o monitoramento da meteorologia.
Uma massa de ar vinda do Sudoeste do país, que chegou até a região sul do Amazonas, baixando as temperaturas durante a semana em até 16ºC de madrugada em Boca do Acre, tem amenizado o ‘efeito estufa’, aliviando o calor dos últimos dias de agosto na capital do Amazonas, que apesar do clima ameno tem uma sensação térmica de 29ºC.
A previsão do tempo é que a temperatura suba e chegue a máxima de 35ºC. A umidade do ar é de 81%, com possibilidade de pancadas de chuva durante o dia. Itacoatiara, a 170km de Manaus, registrou um temporal no início da manhã de hoje que provocou estragos na cidade. A Defesa Civil estadual emitiu um alerta de enxurrada em alguns pontos da capital amazonense e recomenda o uso de máscara e a prática de exercícios físicos ao ar livre, além do consumo de água.
A densidade da fumaça é tão forte que os carros trafegam de faróis ligados, principalmente na zona Oeste da cidade, nos bairros da Compensa, Santo Agostinho e Ponta Negra, onde a visibilidade é de 3km e não dá para ver o outro lado do Rio Negro, em Iranduba.
Para completar o tráfego nas ruas, uma carreta carregada de areia tombou na Rotatória das Letras, no entroncamento das avenidas Theomário Pinto – prolongamento da Darcy Vargas, no sentido da Ponta Negra – com Jacira Reis. O trânsito foi fechado na altura da passagem subterrânea próxima ao Amazonas Shopping para que seja feita a limpeza da pista.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todos os estados do Centro-Oeste e do Amazonas podem registrar níveis baixos de umidade relativa do ar, variando entre 30% e 20%, o que pode criar um ambiente para focos de incêndio.