Portal Você Online

Manaus: assassinatos reduzem 22,3% e latrocínios 35,7% no 1º bimestre

Apesar da redução, o Amazonas está na 3ª pior colocação entre os estados da Região Norte.

Os números de homicídios caíram 22,3% em Manaus, durante o 1º bimestre deste ano. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), com a redução, a capital alcançou o menor quantitativo deste tipo de crime, em relação aos últimos 16 anos. Os dados são do Monitor da Violência, divulgados nesta terça-feira (12).

Os números da SSP-AM mostram que a redução entre o 1º bimestre de 2023 e 2022, alcançou 14,18%. Este ano, a queda em relação ao ano anterior chegou a 22,31%.

O crime de latrocínio apresentou a maior queda no período: 35,7%. Estão contabilizadas as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Juntos, estes casos compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.

Os números, conforme o acompanhamento realizado pelo Centro Integrado de Estatística (Ciesp), mostram, ainda, que fevereiro deste ano alcançou o menor número de homicídios dos últimos 16 anos. Até então, de acordo com os dados, os menores números haviam sido registrados em 2009, 2013 e 2023, quando foram registrados 46 crimes desta natureza para o mês em destaque.

Janeiro, também, apresentou redução histórica, alcançada em relação aos últimos sete anos.

Apesar da redução, o Amazonas está na 3ª pior colocação entre os estados da Região Norte. O estado só perde para o Amapá, que registrou alta de quase 50% no número de crimes violentos, e para o Acre, que teve uma redução de apenas 5%. Já Tocantins, Rondônia, Roraima e Pará tiveram reduções superiores aos 10%.

Por fim, o crime de lesão corporal variou apenas 5,6% entre 2022 e 2023. No ano retrasado, o Amazonas contabilizou 36 casos e no ano passado 34.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *