
Manaus continua batendo recordes de calor. Ontem (2) a capital amazonense passou dos 39 graus e registrou nos termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Adrianópolis, 39,2ºC, por volta das 15h, o dia mais quente dos últimos 30 anos.
O antigo recorde de temperatura máxima registrada na estação meteorológica do Inmet na cidade havia sido de 39°C, em 21 de agosto de 2015.
No último domingo (1), Manaus registrou 38,9ºC, até então a maior temperatura registrada este ano. Os outros dias mais quentes em 2023 foram: 2 de outubro: 39,2ºC, 1º de outubro: 38,9ºC e 27 de setembro: 38,7ºC.
Na última semana, os dias mais quentes foram potencializados pelas queimadas e o desmatamento, que têm ajudado a elevar as temperaturas, de acordo com o Inmt.
Ainda segundo o instituto de meteorologia, calor na região também influencia na seca dos rios do Amazonas, que já atinge 60, dos 62 municípios do estado.
A seca severa também obrigou a Prefeitura de Manaus a interditar a principal praia urbana da cidade, a Ponta Negra, devido o nível da água do Rio Negro, que banha o local.