Previsão é começar a vacinar no dia 2 de setembro com meta de imunizar mais de 440 mil pessoas; veja grupos prioritários.
A Prefeitura de Manaus informa que dará início à vacinação contra a influenza (gripe) no dia 2 de setembro, para pessoas de 18 grupos prioritários recomendados pelo Ministério da Saúde.
A estratégia segue até o dia 26 de outubro, com a aplicação de doses em 162 salas de vacina da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), distribuídas por toda a cidade, além de busca ativa vacinal e outras ações para reforço da imunização da população contra a doença.
A imunização tem como meta alcançar 90% da população de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas e idosos com 60 anos ou mais.
O percentual equivale a 442.477 do total de 491.641 pessoas que compõem esses grupos prioritários, conforme dados do Ministério da Saúde de 2023.
Os demais grupos prioritários da estratégia são:
- pessoas com deficiência permanente;
- pessoas em situação de rua;
- forças de segurança e salvamento;
- Forças Armadas;
- trabalhadores da saúde;
- professores do ensino básico ao superior;
- caminhoneiros;
- trabalhadores do transporte coletivo;
- trabalhadores portuários;
- funcionários do sistema penitenciário;
- adolescentes de até 18 anos em cumprimento de medidas socioeducativas;
- pessoas privadas de liberdade, com 18 anos ou mais;
- e pessoas com comorbidades.
A vacina inativada é composta de três cepas de vírus, duas do tipo A e uma do tipo B, sendo indicada para utilização na estratégia conforme orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Para receber o imunizante, os usuários podem se dirigir a uma das salas de vacina e apresentar documento oficial de identificação, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), e documento que comprove sua inclusão entre os grupos prioritários.
Seis dos 162 pontos de vacinação da Semsa funcionam em horário ampliado, de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h, sendo, ao menos, um em cada zona geográfica da capital.
A clínica da família Carmen Nicolau, no bairro Lago Azul, zona Norte, tem atendimento todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados, sempre das 8h às 17h.
A lista completa de locais, com endereços e horários de funcionamento, pode ser consultada on-line no site www.manaus.am.gov.br/semsa, no item “Vacinação”.
O link para acesso direto é o https://bit.ly/LocaisVacinacaoInfluenza
Para o atendimento de pessoas acamadas, equipes da Semsa irão atuar na aplicação de vacinas em domicílio.
Os responsáveis por esses usuários deverão efetuar cadastro e agendamento prévio do serviço mediante contato telefônico com o Distrito de Saúde (Disa) responsável pelo bairro de sua residência, no período de 2 a 30 de setembro, no horário das 8h às 17h.
Os telefones de contato para agendamento, todos com código de área 92, são: para moradores da zona Norte, 98842-6029; da zona Sul, 98842-8346; da zona Leste, 98842-8506; e, da zona Oeste, 98802-4713. O serviço pode ser agendado, também, pelo Disque-Saúde, 98842-5959.
Orientações
A vacina influenza trivalente é indicada para a prevenção da infecção pelo vírus Myxovirus influenzae, causador da gripe, para todas as pessoas a partir de 6 meses de idade.
No caso de pessoas com quadro moderado ou grave de doenças febris agudas, ou com diagnóstico de Covid-19, a Semsa orienta aguardar a melhora dos sintomas antes da aplicação do imunizante.
Pessoas alérgicas a ovo que tiveram urticária (coceira na pele) após consumir o alimento podem tomar a vacina sem restrições.
Caso já tenham apresentado outros sinais de anafilaxia, no entanto, deverão receber a vacina em estabelecimento equipado para atendimento de urgência e emergência, preferencialmente sob supervisão médica.
Após receber a vacina contra a influenza, os usuários doadores de sangue devem aguardar 48 horas antes de se submeterem a uma nova coleta, sendo considerados inaptos para o procedimento nesse período.
Estratégia e ações
A Semsa já vem atuando na capacitação das equipes de saúde alocadas para trabalhar na imunização contra a influenza.
Além da oferta da vacina nos postos de saúde, os profissionais da rede básica farão a busca ativa de usuários elegíveis nas comunidades e conduzirão ações de vacinação em escolas e outros locais e instituições com grupos prioritários.
A vacinação contra a influenza na região Norte é realizada, anualmente, no segundo semestre, diferentemente do restante do país, onde ocorre nos primeiros meses do ano.
O calendário regional da estratégia foi implementado no ano passado pelo Ministério da Saúde, visando elevar a proteção da população no período sazonal de maior incidência das síndromes respiratórias e gripais na região, de novembro a abril.