Uma chuva de meia hora, entre as 11h e 11h30, na manhã desta sexta-feira (17), dissipou a fumaça e amenizou o calor de quase 40 graus em Manaus. Mas a qualidade do ar continua de moderada a ruim, segundo o aplicativo que monitora a poluição atmosférica, Selva.
“A qualidade do ar é aceitável; porém, com alguns poluentes pode haver risco de saúde moderado para um número reduzido de pessoas, que são excepcionalmente sensíveis à poluição do ar”, informa a plataforma.
O dia começou ensolarado (ver foto abaixo) com os termômetros marcando 28ºC, no início da manhã e subindo até chegar aos 35ºC, com sensação de 40ºC, às 11h, quando despencou uma chuva forte. Segundo a meteorologia, o “dia será ensolarado, mas vai ficar muito quente das 17:00 até 23:00”.

Ainda segundo a previsão do tempo, a mínima será de 28°C e a máxima pode chegar a 37°C, com sensação térmica de 40ºC. A velocidade do vento é de 4 km/h, de Sul-Sudeste. A umidade relativa do ar vai variar entre 50% e 78%. O índice UV, indicando níveis muito altos de radiação UV, atinge 10,7.
A Defesa Civil do município alerta a população para os riscos à saúde causados pela exposição prolongada à fumaça e à elevada radiação solar. O orienta o uso de protetor solar, bonés, máscara, a ingestão de muito líquido e evitar atividades físicas ao ar livre.
Como se proteger do calor
- Ingerir pelo menos dois litros de água por dia;
- Use filtro solar com FPS acima de 50 e, se possível, protetor labial com filtro para evitar queimar os lábios;
- Utilize barreiras físicas, como boné, chapéu, óculos de sol e camiseta quando for se expor ao sol;
- Evite práticas intensas de atividades físicas, especialmente em locais abertos;
- Procure ficar em locais ventilados;
- Se possível, não se exponha diretamente ao sol e evite horários em que o sol está mais forte, especialmente próximo ao meio-dia.