Portal Você Online

Manaus lidera capitais em crescimento proporcional de arrecadação em 2019

Capital amazonense teve um aumento de receita de 16% e ficou em primeiro lugar do ranking de crescimento proporcional de arrecadação entre as 12 cidades mais populosas do país, chegando a superar São Paulo, que obteve um crescimento de 6%, de acordo com matéria publicada no jornal carioca O Globo, esta semana.

O estudo comparativo teve como base o período entre os anos de 2018 e 2019, baseado em dados analisados, até o último dia 26 de dezembro, das secretarias de finanças e portais da transparência dos municípios brasileiros.

Em 2018, Manaus arrecadou R$ 4.975.605.027,59 aumentando esse número este ano para a quantia de R$ 5.767.136.051,03, o que na prática significa um aumento de 16% na arrecadação.

Na avaliação do prefeito Arthur Virgílio Neto, o crescimento de arrecadação é resultado de uma política voltada para o equilíbrio fiscal. Segundo ele, a cidade atualmente é uma referência de equilíbrio econômico em todo o país com a melhor Previdência do país e um exemplo de arrecadação.

“Isso que nos credencia a ter os empréstimos que nos garante uma autossuficiência e nos proporciona estarmos como o maior volume de obras em andamentos da história de Manaus. Demos uma subida significativa e tenho certeza que ano que vem será maior ainda”, avalia o prefeito.

Para o secretário municipal de Finanças e Tecnologia da Informação, Lourival Praia, Manaus alcançou um equilíbrio fiscal baseado em uma política austera no custeio e vem investindo em ações de arrecadação.

“Tivemos melhorias substanciais na arrecadação do Imposto Sobre Serviços, o ISS, que representa um imposto muito importante para todo o país. Nós estamos fazendo muitos investimentos para aumentar a arrecadação, com sistemas novos, e ainda  acabamos de lançar o programa Nota Fiscal Premiada e encerramos recentemente o Programa de Recuperação Fiscal Municipal, o  Refis 2019”, explicou o secretário .

Segundo ele, ainda há uma estimativa de crescimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), após a criação do Mapa de Manaus, que vai identificar toda a cidade por meio de um levantamento minucioso de imagens e informações.

“Temos a mesma preocupação com o IPTU, e estamos trabalhando forte para aumentarmos mais ainda a arrecadação para o ano que vem”, finalizou Praia.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *