Portal Você Online

Manaus recebe projeto Cinema em Movimento – Circuito Universitário

Logo no primeiro período da faculdade de audiovisual da Universidade do Estado do Amazonas, Syd Elliot recebeu uma oportunidade rara: integrar um evento nacional de exibição gratuita de curtas e longas-metragens voltada para estimular o debate sobre direitos humanos.

Este é o Cinema em Movimento – Circuito Universitário que chega a Manaus neste sábado, 17 de agosto, com a sessão “Para Onde Voam as Feiticeiras”, de Eliane Caffé, Carla Caffé e Beto Amaral, a partir das 14h no Palacete Provincial, no Centro de Manaus. 

Com 22 anos, Syd descobriu o Cinema em Movimento a partir de um Stories. “Tinha um anúncio para universitários das áreas de Humanas. Fiz a inscrição online. Passou um mês, nem lembrava mais e, então, entraram em contato comigo. Realizei a entrevista online e, no dia seguinte, informaram que tinha passado”, recorda. A experiência, entretanto, seria ainda maior. 

Em julho, a estudante amazonense viajou para Petrópolis, cidade serrana do Rio de Janeiro, onde participou de uma capacitação com estudantes universitários vindos de todos os Estados do Brasil mais o Distrito Federal. “Ficamos em um hotel ao longo de uma semana.

O primeiro dia foi de apresentações a partir de uma roda de conversa. Nos dias seguintes, pela manhã, a equipe do Cinema em Movimento explicava sobre o que era o projeto, como realizar debates, toda parte técnica.

À tarde, assistíamos aos filmes, enquanto à noite era dedicada aos debates. Sem dúvida, foi uma experiência incrível e bastante enriquecedora”, disse. 

MARATONA ATÉ DEZEMBRO 

Syd Elliot é a representante do Cinema em Movimento no Amazonas.

A exibição de “Para Onde Voam as Feiticeiras” no Palacete Provincial marca o início de uma maratona para Syd: até dezembro, a estudante ficará responsável por realizar três sessões cada dos cinco filmes do projeto e ainda realizar cinco lives na página do cineclube Óscar Ramos, da UEA. Isso, entretanto, não desanima Syd. 

“Não esperava tantas oportunidades em tão pouco tempo – além deste projeto, já trabalhei como assistente de direção em um curta. Imaginei igual seria as outras faculdades que fiz como psicologia, engenharia da produção em que demora para as coisas acontecerem. O mercado do audiovisual é muito bom, tem bastante espaço. O Cinema em Movimento me deixa muito feliz, buscando melhorar sempre assim”, disse. 

O CINEMA EM MOVIMENTO 

Com patrocínio da Petrobras, através do programa Petrobras Cultural, o Cinema em Movimento – Circuito Universitário é realizado desde 2000 pela MPC Filmes, com o objetivo de fomentar, no ambiente acadêmico, o diálogo e a reflexão sobre questões de interesse nacional e histórico abordadas nas obras a serem exibidas.   

Nesta edição, serão exibidos 5 filmes com temáticas ligadas aos Direitos Humanos. Entre eles, os longas “Para Onde Voam as Feiticeiras”, de Eliane Caffé, Carla Caffé e Beto Amaral, “Rio, Negro”, de Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, e “Olha Pra Elas”, de Tatiana Sager, além dos curtas-metragens “Vãnh gõ tõ Laklãnõ”, de Barbara Pettres, Flávia Person e Walderes Coctá Priprá, e “Vozes Negras”, de Isabela Ferreira, Karime Pereira, Maria Eliane Alves. 

“Acreditamos no poder de informação do cinema. Mais do que uma simples exibição de filmes, a Mostra é um espaço de ampla comunicabilidade, constituindo-se um eficaz instrumento de divulgação e multiplicação de mensagens”, diz Luciana Boal, diretora da MPC Filmes. 

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *