
Com mais de um milhão e meio em investimentos federais, o estado do Amazonas recebe nesta quinta-feira (27) quatro ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A proposta é fortalecer e reforçar o atendimento de urgência em Manaus.
Apesar de ser o maior estado do País, outros municípios do AM ainda não foram contemplados. Conforme o Ministério da Saúde, até a próxima segunda-feira (31) as cidades podem realizar o pedido de novas ambulâncias.
No evento de divulgação realizado na Capital Federal nessa quinta, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), afirmou que existe um esforço do governo federal em “fortalecer” e “universalizar o SAMU”.
“É mais do que entregar ambulâncias. Nossa meta, desde o início do governo do presidente Lula, é universalizar o SAMU. Queremos garantir esse equipamento em 100% do território nacional, respeitando as especificidades de cada local”, disse o ministro.
Outros 14 estados também receberam novas viaturas, entre eles Maranhão. Goiás, Bahia e Pará. No total, 156 viaturas serão entregues pela Saúde.
Segundo dados apresentados pela Pasta, entre 2023 e 2024, o Amazonas recebeu 21 unidades, para expansão da frota ou para troca das viaturas.
Confira quanto cada estado deve receber neste link.
Dos sete estados da região Norte, apenas o Amazonas e o Pará foram contemplados pelas ambulâncias.